O Chevrolet Blazer EV havia acabado de ter sua primeira imagem revelada quando teve seu lançamento no Brasil confirmado pela fabricante, como parte de uma ofensiva no mercado de carros elétricos. A pressa começa a se justificar.
A GM lançará em breve no Brasil o Bolt EUV, versão do Bolt com entre-eixos longo e visual aventureiro. Mas concessionários Chevrolet já esperam pelo lançamento do Blazer elétrico no Brasil ainda em 2023, marcando a estreia da moderna arquitetura Ultium no Brasil.
Criada com foco na otimização de custos e redução de preços de carros elétricos, a Ultium é baseada em arquitetura eletrônica, motores e módulos e células de baterias intercambiáveis entre todos os carros baseados nela. Também prevê, desde já, futuras atualizações. Isso vale para GMC, Buick, Chevrolet, Cadillac e até para a Honda, que também usará a plataforma.
A enorme GMC Hummer EV estreou os conceitos da Ultium, mas ela também é a base para os Equinox EV e Silverado EV. Estes dois também fazem parte dessa ofensiva elétrica para o Brasil.
A versatilidade é tamanha que o Chevrolet Blazer EV tem versões com tração dianteira, traseira e integral, distribuídas entre as versões LT1, LT2, SS e RS. O início das entregas dos primeiros carros vendidos nos Estados Unidos está previsto para o início do segundo semestre.
As versões 1LT e 2LT têm um visual mais limpo, com o centro da dianteira (onde seria a grade em um carro a combustão) seguindo a cor do carro, base das portas e dos para-lamas em plástico sem pintura, e rodas de 19 polegadas com desenho fechado.
Logo acima, a RS tem rodas de 21 polegadas, base das portas e dos para-lamas em preto brilhante, além da “grade” superior e do logo da Chevrolet iluminados. Os para-choques são os mesmos das versões LT, porém com a porção central em preto. Por fim, a configuração SS tem para-choques exclusivos, com maior inspiração de esportividade, e rodas de 22 polegadas.
A GM não detalhou os números de potência, torque e desempenho de todas as versões, mas revelou a autonomia de cada uma: 397 km para a 1LT, disponível apenas com tração dianteira; 471 km para a 2LT, com tração dianteira de série e integral como opcional; e 514 km para a RS, de tração dianteira ou traseira de fábrica, mas integral como opcional.
O Blazer EV SS, por sua vez, teve todos os detalhes e até o desempenho divulgados.
São dois motores elétricos, um em cada eixo (assim, a tração é integral), capazes de entregar até 565 cv e 89,5 kgfm.
De acordo com a marca, o Blazer EV SS, vai de 0 a 96 km/h em menos de quatro segundos no inédito modo WOW (Wide Open Watts). A autonomia pode chegar a 467 km. Em comum a todas as versões, a recarga pode ser feita em carregadores de até 190 kW, suficiente para recuperar 125 km em 10 minutos.
Para os EUA, a Chevrolet divulga 44.995 dólares como estimativa de preço inicial, algo como R$ 222.000 ao câmbio atual. Ainda não se sabe qual a versão escolhida para ser vendida no Brasil. Um palpite é de que seja a RS, de maior alcance, desempenho intermediário e visual mais chamativo. É possível que o Blazer EV SS fique caro demais para chegar por aqui: os 67.990 dólares estimados para ela representam R$ 336.000.