A Ford F-150 Lightning não é a primeira picape elétrica da marca (já contamos a história da Ranger EV), mas é a primeira a fazer sucesso. A picape full-size elétrica só entrou em produção nesta semana, mas está com todos os pedidos para 2022 esgotados há semanas e tem três anos de fila de espera.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Animada com esse bom desempenho, a Ford já confirmou que terá mais uma picape elétrica.
A confirmação partiu do CEO da Ford, Jim Farley, que enfatizou que será uma picape diferente da F-150 Lightning e disse que a Ford já está mobilizando o mega campus de Stanton, no Tennessee, onde está construindo uma nova linha de montagem de veículos elétricos, fábrica de baterias e um parque de fornecedores.
Esta será a maior instalação da Ford desde sua fundação, há quase 119 anos, e tem inauguração prevista para 2025. Ela será providencial para que os planos da Ford se concretizem: “Temos a intenção de ser o fabricante número um de picapes elétricas”, disse Farley durante a inauguração da produção da F-150 elétrica.
Entre as picapes que já estão à venda nos Estados Unidos, possivelmente a Ford está considerando lançar uma versão elétrica da Ranger ou da Maverick. Uma Ranger elétrica seria a mais provável, pois sua nova geração ainda não estreou nos EUA e há planos de a Volkswagen Amarok (que é baseada na mesma plataforma) ter uma versão elétrica futuramente.
Por ser posicionada como o carro de entrada da Ford nos Estados Unidos, a Ford Maverick pode não ser a picape ideal para ter uma versão elétrica, pois a tornaria muito mais cara que as versões a combustão. Além disso, ela é tem uma versão híbrida à venda nos EUA pelo mesmo preço dos modelos a combustão – só não tem tração 4×4.