Com sua família de carros elétricos aumentando ano após ano, a Audi precisou garantir uma distinção para o seu primeiro SUV sem motor a combustão. O antigo Audi e-tron foi promovido a Q8 e-tron na reestilização que estreia agora no Brasil com maior autonomia.
Não houve uma grande revolução no design lançado em 2019, mas os novos para-choques dianteiro e traseiro, e as novas rodas evidenciam a renovação.
O que chama atenção é a grade dianteira, que continua funcional, mas agora tem sua parte superior iluminada pelo reflexo de uma barra de leds, que fica escondida na parte superior. É uma luz difusa que chama atenção para o novo logotipo 2D que esconde o radar dos assistentes autônomos.
Na mecânica, o Audi Q8 e-tron mantém um conjunto de dois motores que somam 408 cv e 67,7 kgfm, mas o motor elétrico traseiro é novo e tem maior eficiência energética.
Some a isso o aumento da densidade do conjunto de baterias. As células mais próximas e com nova composição química permitiram aumentar a capacidade bruta em cerca de 20%, de 95 kWh para 114 kWh, e também a potência máxima de recarga, de 150 kW para 170 kW.
O ganho de autonomia prometido pela Audi, porém, é de até 30%. Com a aerodinâmica beneficiada pelo perfil de cupê, o Q8 e-tron Sportback tem até 342 km de autonomia no padrão Inmetro e 594 km no padrão WLTP. Antes, tinha 246 km e 446 km, respectivamente.
No caso do Q8 e-tron com carroceria convencional, a autonomia é de 332 km no padrão Inmetro e 571 km no padrão WLTP.
Independente da carroceria, o Audi Q8 e-tron é vendido no Brasil apenas na versão Performance Black, com sistema de som Bang & Olufsen, faróis Matrix Led, piloto automático adaptativo, câmera 360º, suspensão pneumática e quadro de instrumentos digital.
O Q8 e-tron parte dos R$ 669.990 e o Q8 e-tron Sportback parte dos R$ 699.990. Os retrovisores digitais continuam opcionais de R$ 15.000, os faróis digital Matrix Led (capazes de projetar imagens) custam R$ 25.000 extras e a troca do carregador onboard de 11kW pelo de 22kW (o que aumenta a recarga em carregadores de corrente alternada) custa mais R$ 16.600.
Ainda existe a série Launch Edition (R$ 681.990 para o SUV e R$ 711.990 para o Sportback) que tem de série o carregador onboard mais potente, grade na cor da carroceria e costuras vermelhas no acabamento interno.
Essa mudança de nome será providencial. O lançamento do Audi Q6 e-tron, que nem sequer foi apresentado ainda, está confirmado para daqui a um ano no Brasil. E, no futuro, ainda poderemos receber o Q4 e-tron. A gama de SUVs elétricos da Audi só tende a aumentar até 2033, quando todos os carros da marca serão elétricos.