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Minivan Audi Urbansphere é o modelo mais espaçoso já feito pela montadora

Conceito tem mais de cinco metros e meio de comprimento e apenas quatro lugares, tudo isso para ser um escritório sobre rodas

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 19 abr 2022, 20h36 - Publicado em 19 abr 2022, 20h18
Audi Urbansphere
 (Divulgação/Audi)
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Através da sua família de conceitos Sphere, a Audi quer adiantar o seu futuro altamente tecnológico. O último modelo da tríade é a minivan Audi Urbansphere, que infelizmente teve de ser apresentada virtualmente, já que uma nova onda de Covid-19 obrigou a organização do Salão do Automóvel de Pequim a adiar o evento de sua revelação.

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Audi Urbansphere frontal
Tudo é iluminado no Urbansphere, inclusive o logo (Divulgação/Audi)

Assim como o sedã Grandsphere e o roadster Skysphere, a minivan abusa do visual futurista. Para este modelo em específico, a equipe de design em Inglostadt, na Alemanha, trabalhou junto com a de Pequim, na China, para criar um modelo que fosse ideal para o trânsito urbano das grandes cidades asiáticas. É daí que vem o nome “Urbansphere”.

Audi Urbansphere traseira
(Divulgação/Audi)

Mas antes de entrar nos detalhes visuais e tecnológicos, vamos falar do que parece ser mais ‘comum’ nesse conceito: a motorização. Com um motor elétrico em cada eixo, o Audi Urbansphere desenvolve 401 cv e 70,4 kgfm. Números interessantes, mas não surpreendentes.

O que realmente chama a atenção é a incrível capacidade de carregamento. Segundo a Audi, o Urbansphere pode carregar de 5% a 80% em apenas 25 minutos. Ou então, recuperar 300 km dos 750 km de autonomia, estimados pelo ciclo WLTP, em 10 minutos. Tudo isso, graças à tecnologia de 800 volts que permite um carregamento rápido de até 270 kW.

Audi Urbansphere grade frontal
Faróis e lâmpadas podem assumir diversas cores e padrões diferentes (Divulgação/Audi)

Design e tecnologia

O visual futurista  é marcado, principalmente, pela grade dianteira bem robusta. Como em praticamente todos os EVs ela é fechada, mostrando um incrível conjunto de LEDs que podem brilhar em diferentes cores. Esse padrão de luzes também pode ser visto na traseira.

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Audi Urbansphere luzes
Assim como na frente, os LEDs traseiros também brilham e mudam de forma quando a seta ou o pisca alerta está ligado (Divulgação/Audi)

Inclusive, os LEDs substituem os piscas, fazendo animações especiais para indicar uma mudança de direção ou quando o sinal de alerta for acionado.

Na lateral, as linhas são bem marcadas e o formato aerodinâmico do teto deixa o para-brisa dianteiro inclinado para trás. As rodas são bem robustas, com 24’’ cada e as portas traseiras são no estilo suicida, para melhorar o conforto.

Audi Urbansphere lateral
(Divulgação/Audi)

O seu porte é bem avantajado – até demais para um veículo urbano. São 5,5 m de comprimento, 2 m de largura, 1,78 de altura e 3,4 m de entre-eixos. Comparando com nosso mercado, o Audi Urbansphere só perderia para as picapes da RAM (1500, 2500 e 3500).

Claro que, com medidas como essa, a minivan tem muito espaço interno. Mas nada de 7 ou 8 lugares com uma terceira fileira apertada nos fundos. Ao invés disso, o modelo tem apenas quatro assentos: dois na frente e dois atrás.

Audi Urbansphereinterior com volante
(Divulgação/Audi)

Segundo a Audi, a minivan é um “lounge sobre rodas e um escritório móvel”. Essa função de espaço de trabalho é reforçada com a condução autônoma de nível 4, onde o motorista fica livre para realizar outras tarefas enquanto o piloto automático assume o controle total do veículo.

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Audi Urbansphere bancos dianteiros
Volantes e pedais se ‘escondem’ quando o piloto automático está ativado (Divulgação/Audi)

Com apenas quatro lugares, existe muito espaço livre. Isso permite que os bancos sejam grandes e confortáveis, podendo ter diferentes graus de inclinação e rotação. Eles também são tecnológicos, com extensões de apoio para as pernas, alto-falantes nos encostos de cabeça e dois modos diferentes de conforto: Entertain e Relax.

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Para maximizar ainda mais o espaço, pedais e volantes se escondem enquanto o piloto automático está ativado. Permitindo que motorista e passageiros desfrutem das diversas opções de multimídia e entretenimento reproduzidos em uma projeção no painel.

Audi Urbansphere bancos reclinados
Os assentos são feitos de fibra de bambu e ECONYL, uma poliamida feita a partir de materiais reciclados (Divulgação/Audi)

Quem viaja atrás, ainda pode desfrutar de uma tela OLED retrátil, além dos displays montados nos bancos dianteiros. Óculos de realidade virtual também estão disponíveis para todos.

O motorista pode controlar as funções do veículo através de botões e controles analógicos, rastreamento ocular, comando por gestos ou por voz. Painéis de controle também estão disponíveis a todos os passageiros nos braços de suas poltronas e, assim como os pedais e volante, ficam ‘guardados’ quando não estão em uso.

Audi Urbanspherebancos traseiros
Os bancos podem deitar e girar para garantir melhor conforto aos passageiros (Divulgação/Audi)

E se você estiver em um dia ruim, estressado e cansado demais para trabalhar em seu Audi Urbansphere, tudo bem: o sistema do carro utiliza escaneamento facial e de voz para determinar seu nível de cansaço e oferecer sugestões de relaxamento durante a viagem.

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Audi Urbansphere telas
Os passageiros da segunda fileira têm acesso a três telas, sendo a maior delas de OLED, uma das tecnologias mais avançadas para fabricação de monitores (Divulgação/Audi)

De brinde, a minivan ainda acompanha um guarda-chuva luminoso, inspirado nas tradições chinesas. O Audi Light Umbrella, além de proteger da precipitação, tem a camada interna feita de material reflexivo, então toda a superfície atua como uma unidade de iluminação sem brilho.

Por ser um apenas um conceito, o Audi Urbansphere dificilmente será vendido. Porém, assim como os outros modelos da família, ele mostra como será a linha de design e tecnologia para o futuro. Um bom exemplo disso é o piloto automático de nível quatro, que já estará disponível em modelos de produção a partir de 2025.

 

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