Minivan Audi Urbansphere é o modelo mais espaçoso já feito pela montadora
Conceito tem mais de cinco metros e meio de comprimento e apenas quatro lugares, tudo isso para ser um escritório sobre rodas
Através da sua família de conceitos Sphere, a Audi quer adiantar o seu futuro altamente tecnológico. O último modelo da tríade é a minivan Audi Urbansphere, que infelizmente teve de ser apresentada virtualmente, já que uma nova onda de Covid-19 obrigou a organização do Salão do Automóvel de Pequim a adiar o evento de sua revelação.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Assim como o sedã Grandsphere e o roadster Skysphere, a minivan abusa do visual futurista. Para este modelo em específico, a equipe de design em Inglostadt, na Alemanha, trabalhou junto com a de Pequim, na China, para criar um modelo que fosse ideal para o trânsito urbano das grandes cidades asiáticas. É daí que vem o nome “Urbansphere”.
Mas antes de entrar nos detalhes visuais e tecnológicos, vamos falar do que parece ser mais ‘comum’ nesse conceito: a motorização. Com um motor elétrico em cada eixo, o Audi Urbansphere desenvolve 401 cv e 70,4 kgfm. Números interessantes, mas não surpreendentes.
O que realmente chama a atenção é a incrível capacidade de carregamento. Segundo a Audi, o Urbansphere pode carregar de 5% a 80% em apenas 25 minutos. Ou então, recuperar 300 km dos 750 km de autonomia, estimados pelo ciclo WLTP, em 10 minutos. Tudo isso, graças à tecnologia de 800 volts que permite um carregamento rápido de até 270 kW.
Design e tecnologia
O visual futurista é marcado, principalmente, pela grade dianteira bem robusta. Como em praticamente todos os EVs ela é fechada, mostrando um incrível conjunto de LEDs que podem brilhar em diferentes cores. Esse padrão de luzes também pode ser visto na traseira.
Inclusive, os LEDs substituem os piscas, fazendo animações especiais para indicar uma mudança de direção ou quando o sinal de alerta for acionado.
Na lateral, as linhas são bem marcadas e o formato aerodinâmico do teto deixa o para-brisa dianteiro inclinado para trás. As rodas são bem robustas, com 24’’ cada e as portas traseiras são no estilo suicida, para melhorar o conforto.
O seu porte é bem avantajado – até demais para um veículo urbano. São 5,5 m de comprimento, 2 m de largura, 1,78 de altura e 3,4 m de entre-eixos. Comparando com nosso mercado, o Audi Urbansphere só perderia para as picapes da RAM (1500, 2500 e 3500).
Claro que, com medidas como essa, a minivan tem muito espaço interno. Mas nada de 7 ou 8 lugares com uma terceira fileira apertada nos fundos. Ao invés disso, o modelo tem apenas quatro assentos: dois na frente e dois atrás.
Segundo a Audi, a minivan é um “lounge sobre rodas e um escritório móvel”. Essa função de espaço de trabalho é reforçada com a condução autônoma de nível 4, onde o motorista fica livre para realizar outras tarefas enquanto o piloto automático assume o controle total do veículo.
Com apenas quatro lugares, existe muito espaço livre. Isso permite que os bancos sejam grandes e confortáveis, podendo ter diferentes graus de inclinação e rotação. Eles também são tecnológicos, com extensões de apoio para as pernas, alto-falantes nos encostos de cabeça e dois modos diferentes de conforto: Entertain e Relax.
Para maximizar ainda mais o espaço, pedais e volantes se escondem enquanto o piloto automático está ativado. Permitindo que motorista e passageiros desfrutem das diversas opções de multimídia e entretenimento reproduzidos em uma projeção no painel.
Quem viaja atrás, ainda pode desfrutar de uma tela OLED retrátil, além dos displays montados nos bancos dianteiros. Óculos de realidade virtual também estão disponíveis para todos.
O motorista pode controlar as funções do veículo através de botões e controles analógicos, rastreamento ocular, comando por gestos ou por voz. Painéis de controle também estão disponíveis a todos os passageiros nos braços de suas poltronas e, assim como os pedais e volante, ficam ‘guardados’ quando não estão em uso.
E se você estiver em um dia ruim, estressado e cansado demais para trabalhar em seu Audi Urbansphere, tudo bem: o sistema do carro utiliza escaneamento facial e de voz para determinar seu nível de cansaço e oferecer sugestões de relaxamento durante a viagem.
De brinde, a minivan ainda acompanha um guarda-chuva luminoso, inspirado nas tradições chinesas. O Audi Light Umbrella, além de proteger da precipitação, tem a camada interna feita de material reflexivo, então toda a superfície atua como uma unidade de iluminação sem brilho.
Por ser um apenas um conceito, o Audi Urbansphere dificilmente será vendido. Porém, assim como os outros modelos da família, ele mostra como será a linha de design e tecnologia para o futuro. Um bom exemplo disso é o piloto automático de nível quatro, que já estará disponível em modelos de produção a partir de 2025.