A joint venture SAIC-GM-Wuling está ingressando em um novo segmento de SUVs elétricos e pequenos. O chamado Baojun Yep (nomeado na China como YueYe) é menor que um Suzuki Jimny, mas também aposta no visual quadrado e em novidades como uma tela de LCD personalizável na traseira onde o estepe ficaria pendurado.
Apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Xangai, em abril deste ano, ele só foi lançado agora na China e é barato até para os padrões locais. Parte dos 79.800 Yuan (R$ 56.517) e pode chegar a 89.800 Yuan (R$ 63.596) em sua versão mais completa. Ainda é um dos carros mais baratos da General Motors no mercado chinês.
O Baojun Yep tem 3,38 m de comprimento; 1,68 m de largura; 1,72 m de altura e pesa 1.006 kg. Para compensar as dimensões, sua carroceria é ornada por para-choques dianteiros e traseiros pretos, extensões de para-lama e faróis de LED.
A novidade inusitada do SUV fica para a tela na traseira do veículo, chamada de CarWatch, que pode ser usada para exibir mensagens para outros motoristas. A integração com as lanternas ainda faz parecer que há um relógio de pulso esticado na tampa do porta-malas.
Por dentro, o Baojun Yep tem duas telas de 10,25 polegadas integradas que servem como quadro de instrumentos digital e central multimídia, com um sistema operacional chamado KiOS, além de câmeras 360º combinadas com o sistema ADAS desenvolvido pela DJI, chamado LingXi.
Apesar do espaço interno ser limitado, os bancos traseiros rebatem dando até 715 litros de espaço de carga e um frunk (porta-malas dianteiro) que oferece funções de aquecimento e resfriamento. É uma forma inusitada de aproveitar o espaço deixado vago pela ausência do motor dianteiro.
A bateria do Baojun tem 28,1 kWh de capacidade e aciona um único motor elétrico de 67 cv de potência e 14,2 kgfm de torque, instalado na traseira, A velocidade máxima É de 100 km/h. A bateria pode ser carregada de 30% a 80% em 35 minutos e tem uma autonomia de até 303 km. Apesar do carro não ser um dos mais intrigantes quando falamos em velocidade, ele tem seu potencial quanto a autonomia e custo-benefício.