Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Biden apoia greve contra GM, Ford e Stellantis após Trump criticar EVs

Trump diz que greve dos trabalhadores em fábricas de carros nos EUA é inútil, porque carros elétricos acabarão com seus empregos

Por Rafael Sommadossi
29 set 2023, 07h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse na última quarta-feira (27) que a greve dos trabalhadores das fabricantes de automóveis no país não importa, porque o crescimento da indústria de veículos elétricos tornaria os funcionários obsoletos. Funcionários de GM, Ford e Stellantis estão em greve desde o último dia 15 e pleiteiam aumento dos salários em 40%.

    O argumento de Trump é o de que as fabricantes norte-americanas não resistirão ao maciço investimento que elas estão fazendo nos carros elétricos e acumularão perdas nos próximos anos. “Não faz a menor diferença o que vocês recebem, porque em dois anos todos vocês estarão fora do mercado”, disse a trabalhadores reunidos em um fornecedor não sindicalizado nos arredores de Detroit. 

    Mustang Mach-E
    (Divulgação/Ford)

    O empresário optou por não comparecer ao segundo debate presidencial republicano na noite de quarta-feira, e mantém o ataque à promoção do atual presidente Joe Biden aos carros elétricos no país.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Na terça-feira Biden se juntou aos protestantes em solidariedade ao sindicato UAW (United Auto Workers) e apoiou o aumento salarial de 40%, além do pleito por melhores condições de trabalho. 

    Chevrolet Bolt EUV
    Chevrolet Bolt EUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Trump foi chamado de “charlatão bilionário” pelo atual presidente, dizendo que o empresário não se importa com a classe trabalhadora. E afirmou que opositor apoiou políticas pró-empresariais que transferiram empregos para o exterior na época de seu mandato. 

    Continua após a publicidade

    As montadoras disseram que as regras estabelecidas no governo Biden que promovem os carros elétricos correm risco de sobrecarregar as empresas por conta do excesso de custo, podendo induzi-los à falência. Mas elas tem estímulos do governo para atualizar suas fábricas e seus produtos. Os carros elétricos representaram 8,9% do mercado norte-americano no primeiro semestre de 2023.

    Peugeot e-208
    Peugeot e-208 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.