BMW i7 aumenta autonomia em 25% no Brasil com atualização via internet
Sedã elétrico custa quase R$ 1,3 milhão e tem melhorias e novas funções disponíveis por download
Muitos carros já podem receber atualizações pela internet, de modo a corrigir problemas ou habilitar funções, mas é algo que ainda aparenta ser, em geral, pouco utilizado no Brasil. No caso do BMW i7, porém, uma recente atualização não deve passar batida.
O maior sedã elétrico da BMW recebeu melhorias importantes por meio da tecnologia Over-the-Air (OTA), que a fabricante chama de Remote Software Upgrade (RSU). O sistema utiliza a internet do carro para fazer atualizações gratuitas, como eventualmente acontece com smartphones.
O download pode ser automático ou aprovado pelo usuário, que sempre é avisado sobre a atualização. Será exibida uma mensagem informando que o veículo não poderá ser utilizado por aproximadamente 20 minutos até que a atualização do software seja finalizada.
No caso do BMW i7, seu sistema operacional ganhou novo visual para a interface de suas telas, além de uma nova função chamada de saída de conforto. Com ela o carro move para trás o banco automaticamente ao desligar o veículo, facilitando a saída e a entrada no carro. Após a partida, o banco volta para a posição que estava sem necessidade de novos ajustes.
Além disso, o head up display passou a exibir mais informações e o carro ganhou frenagem autônoma de emergência para manobras de marcha ré e até um novo modo de condução eficiente chamado ‘max range’. Esse modo é capaz de aumentar entre 15 e 25% a autonomia, que é de 479 km de acordo com a homologação do Inmetro. Com o novo modo, a autonomia poderia beirar os 600 km.
O BMW i7 é vendido no Brasil na versão xDrive60 M, com bateria de 101,7 kWh líquidos. Seus dois motores totalizam 544 cv e 76 kgfm e levam o sedã de 0 a 100 km/h em 4,7 s. Seu preço começa em R$ 1.282.950.