Promoção: Revista em casa a partir de 10,99
Continua após publicidade

BMW iX: 25 absurdos do SUV elétrico que se conserta e roda mais de 600 km

Sistema de som 4D do modelo pode fazer com que os ocupantes se sintam em um show, enquanto o sistema "vidente" antecipa ações do motorista

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 Maio 2022, 12h19 - Publicado em 23 Maio 2022, 12h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A autonomia, ou o quanto um carro pode rodar com uma carga, ainda é o grande desafio dos elétricos. Porém, a realidade já começa a mudar, inclusive no Brasil. O BMW iX chega por aqui ostentando o título de elétrico com o maior alcance do mercado, suficiente para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro sem precisar parar para recarregar.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Primeiro SUV da marca concebido para ser somente elétrico, o iX estreia em duas versões: a xDrive40, por R$ 654.950, e a xDrive50, que parte de R$ 799.950. Andamos na versão mais cara, mais potente e mais equipada, que tem uma vasta lista de tecnologias. Por isso, destacamos no vídeo acima os 25 principais destaques do modelo.

    BMW iX
    Lanternas do iX sobem junto com a tampa do porta-malas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A aparência está entre os destaques do iX, que tem traços e volumes ousados e fora do comum. Mesmo assim, o SUV mantém tradições de um legítimo BMW, como o capô longo (que não pode ser aberto), as lanternas com elevações nas pontas e o hofmeister, a clássica curvatura no final das janelas laterais.

    Continua após a publicidade

    Ainda no exterior, o iX xDrive50 é equipado com grandes rodas de 22 polegadas, calçadas com pneus 275/40, e dotadas de desenho aerodinâmico. Por falar em aerodinâmica, o conceito é muito presente e se destaca no iX, que tem o melhor coeficiente de arrasto entre seus concorrentes e possui uma grade inferior ativa, que pode se abrir ou fechar, segundo demanda.

    Compartilhe essa matéria via:
    BMW iX
    Lateral tem itens clássicos de um BMW, como o capô longo e o formato da última janela (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Por dentro, o elétrico é igualmente ousado e futurista, com uma pegada minimalista, praticamente sem botões físicos. Os que restaram estão nos acionamentos dos faróis, no volante e no diminuto console central.

    Continua após a publicidade

    Alguns destes comandos são feitos de vidro, com aspecto de cristais lapidados, exaltando o acabamento impecável do iX, que é complementado por couro curtido em óleo de oliveira, madeira certificada e materiais emborrachados.

    BMW iX
    Interior do iX é futurista, com telas curvas e sumiço dos botões físicos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O espaço também merece ênfase no iX, que pode levar sem nenhum transtorno até cinco ocupantes, além de uma boa quantidade de bagagens, graças aos 500 litros do porta-malas.

    Tecnologias do futuro

    Vale a pena acompanhar em detalhes no vídeo, mas adiantamos por aqui alguns dos destaques tecnológicos do BMW.

    Continua após a publicidade
    BMW iX
    Telas curvas são de alta qualidade e reduzem a incidência de reflexos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A versão topo de linha tem um sistema de som Bowers&Wilkins com 1.615W de potência e nada menos que 30 alto-falantes – alguns deles nos encostos dos bancos dianteiros. Assim, o sistema produz uma função 4D, com uma experiência sonora fora do comum, que inclui ainda a vibração dos bancos de acordo com os graves das músicas.

    O teto solar também foge do trivial com uma função fotoelétrica que dispensa as clássicas cortinas. Por uma reação elétrica, o enorme vidro panorâmico fica opaco no toque de um botão, inibindo a entrada de luz solar direta no interior do carro.

    BMW iX
    Estes são os únicos comandos físicos do console – que tem grande parte em madeira certificada (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Por fim, um sistema de “vidência” aprende comportamentos do motorista e cruza informações de local e horário para fazer, sozinho, ações que o motorista faria de forma mecânica.

    Motor e autonomia

    A configuração mais cara do iX é equipada com dois motores elétricos, um em cada eixo, fazendo dele um SUV com tração integral. Os motores entregam 523 cv de potência e 78 kgfm de torque. Segundo a BMW, os números são suficientes para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. A velocidade máxima é de 200 km/h.

    Mas o maior destaque do iX está, por fim, na autonomia. Dono do maior alcance do mercado, considerando o fato de ser um elétrico, o modelo pode rodar até 630 km com uma carga, segundo a marca.

    BMW iX
    SUV chega a 630 km de autonomia, segundo a marca (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Galeria de fotos

    Ficha Técnica – BMW iX

    Preço: R$ 799.950
    Motores: dois elétricos, assíncronos, 272 cv, 35,9 kgfm (diant.) 340 cv, 40,8 kgfm (tras.); potência combinada, 523 cv; torque combinado, 78 kgfm
    Câmbio: automático 1 marcha, tração 4×4
    Direção: elétrica
    Suspensão: duplo A (diant.) múltiplos braços (tras.)
    Freios: disco ventilado nas quatro rodas
    Pneus: 275/40 R22
    Dimensões: compr., 495,3 cm; larg., 196,7 cm; alt., 169,5 cm; entre-eixos, 300 cm; peso, 2.585 kg; porta-malas, 500 l; autonomia, 630 km

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    Assine o Digital Completo por apenas R$ 5,99/mês

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas R$ 5,99/mês*
    ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

    Revista em Casa + Digital Completo

    Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
    Receba a revista em casa a partir de 10,99.
    a partir de 10,99/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.