O BMW iX ganha uma nova e importante configuração no mercado brasileiro: a versão topo de linha M60, que classifica o modelo como o elétrico mais potente da marca no mundo. O preço ainda não foi revelado, mas deverá ficar perto de R$ 1 milhão, já que a atual versão mais cara, a xDrive50 parte hoje de R$ 860.950.
A maior diferença do iX M60 para as demais está na mecânica, formada por dois motores elétricos que, juntos, entregam 619 cv e 103,5 kgfm – 96 cv e 25,5 kgfm a mais do que a versão xDrive50. Esta é a única versão assinada pela divisão M.
Com esse conjunto, a marca diz que o SUV elétrico é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, número digno de superesportivos. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h, enquanto a autonomia projetada para a grande bateria de 111,5 kWh é de 561 quilômetros.
O iX M60 tem aparência muito semelhante à da versão xDrive50, com pacote visual esportivo. Como exclusividades, as pinças de freio M Sport são pintadas em azul, as rodas de 22 polegadas têm desenho exclusivo e os acabamentos externos, como nos retrovisores, na grade e nas janelas, são em bronze fosco.
O painel frontal que faz as vezes de grade também tem sistemas de regeneração e desembaçador, como nas demais versões. Ela pode se regenerar de pequenos danos ou riscos causados por pedras, por exemplo, e tem desembaçador automático para que os radares ali instalados não tenham a “visão” prejudicada.
Por dentro, o modelo tem o clássico conjunto curvo de telas, formado por uma de 12,3 polegadas, que representa o quadro de instrumentos, e outra de 14,9 polegadas, para a central multimídia.
Entre demais tecnologias, há teto solar com sistema que deixa o vidro fosco para bloquear a entrada direta de luz, como nos Boeing 787 Dreamliner, sistema de som Bowers & Wilkins Diamond Surround com 30 alto-falantes e 1.615 W, que inclui caixas de som dentro dos bancos, e sistema de estacionamento autônomo, que já não exige nenhuma interferência do motorista.
O GPS nativo do iX M60 pode auxiliar no reforço da regeneração de energia via desacelerações, detectando possíveis situações, como cruzamentos, onde os motoristas deverão frear, e na autonomia. Ao adicionar uma rota, o veículo calcula um caminho compatível com a autonomia disponível no momento, incluindo dados de topografia.
O modelo está em fase final de homologação no Brasil e, segundo a BMW, chegará às lojas nos próximos meses, quando também será conhecido seu preço.