BMW iX1 será o elétrico de entrada e estreia ainda em 2022
SUV chega para ser o novo elétrico de entrada da marca bávara, enquanto o sedã será o concorrente do Tesla Model S
Cada vez mais próximos, a BMW está revelando aos poucos os seus futuros carros elétricos. Entre eles está o iX1, que teve seu lançamento antecipado: está programado para sair oficialmente no final deste ano.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
A versão elétrica do SUV X1 será baseada na mesma plataforma da versão a combustão, exclusivamente com tração dianteira. Outra certeza é que o SUV trará a quinta geração do eDrive, mais recente tecnologia de acionamento elétrico da BMW.
A primeira imagem divulgada pela BMW mostra um pouco de como será a frente do iX1. A grade dividida, segue o formato e o tamanho do X1, mas as assinaturas em LED dos faróis e o típico contorno em azul dos elétricos da BMW ajuda a diferenciar os dois.
Já o para-choque é o que parece mais se destoar mais do irmão a combustão. A peça está, aparentemente, mais robusta, trazendo uma proposta mais esportiva ao SUV elétrico.
A expectariva é por autonomia acima dos 400 km com uma carga. Especula-se que ela possa chegar até os 500 km no ciclo WTP. Mas isso só saberemos no lançamento oficial, assim como todos os detalhes da sua motorização, que deverá ter opções de um e dois motores com potência combinada de cerca de 400 cv.
Em relação à conectividade, assim como o X1, é bem provável que o EV também traga uma Alexa integrada ao seu sistema, possibilitando que a assistente controle funções do veículo enquanto você ainda está dentro de casa, por exemplo. Também é bem possível que o iX1 possa ter conectividade 5G.
Indiretamente, o iX1 substituirá o i3, atual modelo de entrada e primeiro elétrico de produção da BMW. Produzido em Leipzig, na Alemanha, o elétrico está no mercado há nove anos e deve ter a produção encerrada em julho.
Novo BMW i7
Quem também deu as caras na forma de teaser é o sedã BMW i7, que será a resposta da marca alemã ao Tesla Model S.
Assim como o SUV, também não sabemos as especificações do Série 7. A expectativa é de algo bem mais potente. A BMW afirma que o alcance deve ficar entre os 580 km e 610 km. Quanto a potência, o esperado é algo próximo aos 700 cv.
No design, o sedã mostra uma grade bem robusta com um contorno luminoso, que remete à sua motorização elétrica. O modelo também tem entradas de ar bem grandes e um novo desenho para os faróis, que ficaram mais finos que o habitual. Mas é no interior que o i7 se destaca.
Com detalhes em cristal, por dentro o sedã esbanja tecnologia. A central multimídia terá o novo sistema de infoentretenimento iDrive, composto por duas telas de unificadas e curvas de 12,3’’ e 14,9’’.
Entretanto, elas são bem pequenas se comparadas à que estará à disposição dos passageiros do banco traseiro. Do teto, uma “mini TV” de 31’’ vai descer para entreter os viajantes com resolução 8K e diversos serviços de streaming. Para completar, um novo teto solar batizado de “Sky Lounge” e sistema de condução autônoma nível 3 estarão disponíveis para o i7.
Diferente do iX1, não demorará tanto para conhecermos o i7. A BMW confirmou uma estreia global para 20 de abril, com apresentações em Nova York, Pequim e Munique.