O BMW iX3, primeiro SUV elétrico da fabricante alemã, está com lançamento confirmado para o Brasil em 2022. A versão elétrica do X3 será um dos cinco elétricos que a BMW espera ter à venda no país até o final do ano.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Na prática, será posicionado abaixo do BMW iX, que custa a partir de R$ 654.950. Isso porque o motor elétrico do iX3 gera 286 cv e 40,7 kgfm, até menos que os 293 cv do X3 xDrive 30e, que é híbrido e tem 42,8 kgfm. Em termos de porte, ficará alinhado ao Volvo XC40 Pure Electric, que custa R$ 409.950 mas tem 408 cv a disposição e 400 km de autonomia.
Sua bateria de 80kWh garante autonomia de 460 km no ciclo WLTP., 10 vezes mais que a autonomia elétrica do X3 30e (que parte dos R$ 399.950). O BMW iX3 cumpre o zero a 100 km/h em 6,8 segundos, mas a velocidade máxima é limitada a 180 km/h.
O BMW iX3 foi lançado em 2020 e reestilizado já em 2021. Foi quando o SUV elétrico ganhou faróis de LED mais estreitos e entradas de ar mais protuberantes.
Na traseira, o difusor traseiro ocupa a área onde estariam as saídas de escape do modelo a gasolina. As lanternas receberam um efeito 3D e novo desenho com faixas em vermelho. Fora isso, ele conta com rodas de 19 polegadas de série. As de 20 polegadas são opcionais.
Por dentro, a principal novidade está nas telas de 12,3 polegadas, uma para o quadro de instrumentos e para a central multimídia. A alavanca seletora de marcha mudou e tem detalhe azul para lembrar que este é um X3 elétrico.
Outros elétricos a caminho
Hoje a BMW vende dois elétricos no Brasil: o i3, que sai de linha no meio do ano, e o Mini S E. Até março, chega o BMW iX nas versões xDrive40 (326 cv e 64,2 kgfm, por R$ 654.950) e xDrive50 (523cv e 78 kgfm, por R$ 799.950). Agora, também está confirmado para o Brasil o iX M60, com 619 cv e pico de 112 kgfm, capaz de chegar aos 100 km/h em 3 segundos.
Outro elétrico confirmado para o Brasil é o BMW i4, já apresentado em duas configurações. O i4 eDrive40 terá motor com 340 cv e 43,8 kgfm, além de autonomia de 590 quilômetros. Já o i4 M50 foi o primeiro elétrico da Motorsport, divisão esportiva da BMW e tem 544 cv e 81,1 kgfm, além de 510 quilômetros de autonomia.