BMW Série 3 elétrico preserva a tração traseira e roda mais de 500 km
O inédito sedã será destinado exclusivamente à China e, por isso, também tem entre-eixos alongado, como é do gosto local
Após uma série de vazamentos de imagens e informações, o inédito BMW Série 3 elétrico finalmente foi revelado de forma oficial. Por enquanto, o sedã será produzido e vendido exclusivamente na China, com chegada às lojas marcada para o próximo mês de maio. Nada deverá impedir, porém, que ele passe a ser oferecido em outros países dentro de algum tempo.
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Batizado de i3 eDrive35L, o sedã recebe o sobrenome para não ser confundido com o já antigo, mas inovador, i3, que deverá ser descontinuado ainda neste ano.
O visual do sedã elétrico tem diferenças significativas e indica o que esperar para uma futura reestilização para as demais versões. Os faróis adotam um formato mais convencional, sem a quebra na parte inferior dos modelos atuais, e um novo arranjo interno. Os para-choques também são novos, com aberturas maiores que sugerem esportividade.
Por outro lado, o que não deverá chegar às configurações híbridas ou a combustão são a ausência de saídas de escape, a grade dianteira fechada e as rodas com desenho que prioriza a aerodinâmica. Vale destacar que, diferentemente das versões esportivas, o i3 eDrive35L não adota a enorme e polêmica grade.
Outra diferença está no tamanho do sedã, que recebe um entre-eixos alongado em 11 centímetros, como é costume no mercado chinês. Assim, ele chega a 4,87 metros de comprimento. Contudo, se o modelo tem melhor espaço interno, o porta-malas ficou 70 litros menor e agora tem capacidade de 410 l. A culpa é do motor instalado no eixo traseiro – como em um bom Série 3.
Tecnologia de ponta
Assim como os novos iX3, i4 e iX, o i3 eDrive35L também usa a 5ª geração do conjunto elétrico da BMW, chamado de eDrive. Ele é composto por um motor elétrico que entrega 285 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. Segundo a BMW, o modelo pode ir de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e tem autonomia de até 526 km, seguindo o ciclo chinês CLTC.
A bateria fica alojada no assoalho do sedã e tem uma capacidade bruta de 70,3 kWh que, segundo a marca, pode ser recarregada em correntes de até 95 kW. Na opção de carga rápida, são 35 minutos para ir de 10 a 80%, o que corresponde a 97 km de autonomia a cada 10 minutos.
O interior do Série 3 elétrico não foi revelado, mas a fabricante garante que ele vem recheado de tecnologias, como conectividade com rede 5G e chave digital.