BMW XM é o primeiro SUV criado pela divisão M e tem até tela curva
Grande parte da aparência ousada do conceito híbrido de 760 cv deverá estar presente na versão final, que será revelada já em 2022
Pela primeira vez na história, a BMW terá um SUV desenvolvido do zero pela divisão esportiva M, diferente dos modelos atuais, preparados pela divisão a partir de versões comuns. O conceito XM, que dará vida ao futuro SUV, faz parte da comemoração dos 50 anos da Motorsport, que inclui, além de lançamentos marcantes, o uso de logotipos e cores clássicos.
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Previsto para ganhar uma versão final já em 2022, o Concept XM será fabricado em Spartanburg, nos Estados Unidos, como o primeiro modelo exclusivo da divisão esportiva desde o lendário M1. Além disso, aqui vai uma má notícia para quem que não gostou do visual do modelo: de acordo com a Automotive News, a versão de produção deverá manter 90% do design já apresentado no conceito.
O primeiro aspecto a chamar atenção é o visual do SUV que, vale lembrar, ainda pode guardar exageros típicos de modelos conceituais. O destaque vai para a imensa grade duplo rim, com contorno iluminado e filetes em preto brilhante. O excesso nas dimensões também está presente nas aberturas do para-choque, sugerindo grande esportividade. Em compensação, os faróis ficam quase que camuflados sob o capô.
Há LEDs acima do para-brisa, apenas como assinatura visual, e as colunas A são pintadas de preto para gerar um efeito de teto flutuante. Uma outra faixa preta marca a linha de cintura do SUV. As imensas rodas são de 23 polegadas.
Assim como a dianteira, a traseira é cheia dos exageros, a começar pelas lanternas, que começam quase no centro da tampa do porta-malas e vai até o para-lama traseiro. As peças seguem o desenho dos demais modelos da BMW. A janela traseira possui dois prolongamentos nas extremidades para abrigar, em cada um, o logo da marca – causando alguma simetria com as luzes instaladas na dianteira.
No para-choque, as quatro saídas de escape são posicionadas de forma incomum, com ponteiras que formam algo como um triângulo, e há um pronunciado extrator de ar na porção central.
A cabine apresenta uma grande mistura de materiais, cores e texturas para buscar o máximo de luxo possível. O mais se vê são revestimentos de couro marrom, fibras de carbono e apliques em aço escovado – além de plásticos pretos de alta qualidade. Ao contrário do exterior, o interior do XM já tem desenho de um carro pronto para produção.
Representando o quadro de instrumentos e a central multimídia, há uma enorme tela curva sensível ao toque. O teto ainda oferece iluminação ambiente que pode ser configurada nas cores da BMW M.
Quanto ao desempenho, quase todas as características do modelo são focadas em dar ao Concept XM as melhores estatísticas, segundo a BMW. O SUV é um híbrido plug-in que une um motor V8 a um força elétrico para entregar, no total, 760 cv e quase 102 kgfm. Segundo a empresa, são 80 km de autonomia no modo puramente elétrico. Dados de desempenho, porém, ainda não foram divulgados.