No momento em que comemora seu 50º aniversário, a BMW M revela seu primeiro carro de alto desempenho com sistema de propulsão híbrido plug-in.
Um motor V8 4.4 biturbo a gasolina e um motor elétrico muito potente equipam o BMW XM, com um rendimento máximo de 653 cv e 81,6 kgfm (gerados pela combinação de 489 cv/66,3 kgfm do primeiro com 197 cv/45,9 kgfm – na entrada da transmissão – do segundo).
O BMW XM é também o primeiro M original desde o M1, ou seja, que já nasceu como M, e por isso os designers alemães decidiram prestar um pequeno tributo ao esportivo compacto de motor central com alguns detalhes de design, como a faixa lateral em dourado, que recorda a faixa preta correndo ao longo da carroceria do BMW M1.
Outras recordações podem ser vistas pelo logotipo da marca estampado à esquerda do vidro traseiro. Os faróis com unidades separadas, a enorme grade em forma de duplo rim com contornos dourados e iluminados, e as generosas entradas de ar marcam a dianteira do SUV M.
O dramático design exterior é complementado pelas rodas de liga leve de 21 polegadas, com a opção de outras variantes de até 23 polegadas. Por dentro, continuam as marcas de um carro esportivo, com bancos esportivos, apoios almofadados para os joelhos e volante em couro, juntamente com gráficos específicos M no conjunto curvo de telas (de 12,3” no quadro de instrumentos e 14,9” na central multimídia) e no head-up display.
A segunda fileira tem bancos com encostos aquecidos e assentos projetados para otimizar o conforto dos passageiros, destacando-se também o teto com uma estrutura de prisma tridimensional e 100 leds de iluminação. Há quatro possibilidades de revestimentos para personalização do interior, bem como um novo couro Vintage para a parte superior do painel e painéis das portas.
Iluminação ambiente, ar-condicionado automático de quatro zonas e sistema de som Harman Kardon Surround Sound também são equipamentos de série, enquanto a lista de opcionais inclui um sistema de som Bowers & Wilkins Diamond Surround com amplificador de 1.500 watts e quatro alto-falantes adicionais no teto.
Estamos falando de um M…
Mas, como qualquer modelo da gama M, são as performances dinâmicas que mais se destacam no XM. O motor V8 4.4 possui um coletor de escape transversal, um processo de separação de óleo otimizado e trabalha em conjunto com um cambio automático de oito marchas, dentro do qual está integrado o motor elétrico.
A energia gerada pelas duas fontes de propulsão é distribuída às rodas pelo sistema de tração integral M xDrive, cuja configuração traseira é mais perceptível no modo 4WD Sport. O motorista também pode selecionar o modo 4WD Sand (areia), para a condução sobre dunas e superfícies similares, e o diferencial M Sport no eixo traseiro é totalmente variável.
O design do chassi compreende um eixo dianteiro de duplo braço triangular e um eixo traseiro de cinco braços com ajustes específicos para níveis dinâmicos mais exigentes.
De série vem também a Suspensão M Professional, que inclui amortecedores controlados eletronicamente, e estabilização ativa de rolagem com motores elétricos de 48V. Este também será o primeiro BMW M a oferecer a Direção Ativa Integral como parte da especificação padrão.
Tração, agilidade e estabilidade direcional se beneficiam tanto da limitação de deslizamento da roda, quanto da rede de todos os sistemas de controle dentro da gestão integrada da dinâmica transversal. O freios funcionam em conjunto com um sistema de frenagem integrado que oferece ao motorista duas configurações de sensibilidade de pedal.
O botão M Hybrid no console central é uma novidade absoluta e pode ser usado para selecionar um dos três modos de funcionamento (Hybrid, eControl e Electric). Nesse último caso, o XM se move apenas com o motor elétrico a até 140 km/h e em uma distância máxima de até 88 km (no ciclo WLTP).
Isso graças à bateria de íons de lítio montada na parte inferior da carroceria, com 25,7 kWh. A unidade de carregamento no BMW XM permite o carregamento AC até 7,4 kW.
Há também um botão que dá acesso direto às definições de configuração para o sistema de propulsão, chassi, direção, frenagem, tração e nível de regeneração de energia pela frenagem.
Por último, mas não menos importante, há ainda o botão para ligar o modo M, que faz com que as intervenções dos sistemas de assistência ao motorista e o conteúdo apresentado no visor se limitem ao que é relevante quando o motorista veste a pele de piloto.
A aceleração de 0 a 100 km/h, segundo a BMW, é de 4,3 segundos, acompanhada por uma trilha sonora carregada de forte apelo emocional, com a contribuição do sistema de escapamento esportivo com difusor e tubos de escapes duplos hexagonais, dispostos um acima do outro pela primeira vez em um modelo BMW M.
Porém, a BMW não se limitará a “apenas” estas especificações do XM: no segundo semestre de 2023, a marca lançará o XM Red Label, que será também o carro de rua mais potente da história da divisão M. Terá nada menos que de 748 cv (somando o motor a gasolina de 585 cv ao elétrico de 197 cv) e 102 kgfm (76 + 28).
Para as versões que serão comercializadas por enquanto, a produção do XM na fábrica de Spartanburg, nos EUA, começará em dezembro deste ano. Os principais mercados de vendas serão EUA, China e Oriente Médio.