BYD anuncia fábrica na Europa e quer 10% do mercado até 2030
A fabricante conseguiu apoio e investimentos do governo húngaro para nova fábrica e produzir seus carros elétricos na Europa
A BYD está expandindo suas operações para a Europa, e confirmou oficialmente que vai inaugurar sua primeira instalação europeia em Sziget, na Hungria. A intenção é usar a nova unidade para atender uma parcela de suas vendas, para garantir seu crescimento no mercado europeu.
Em Sziget, cidade famosa por sediar um dos maiores festivais de música do mundo, a nova instalação da BYD também promete gerar milhares de empregos. Vale destacar que a BYD já tem uma fábrica na região de Komarom, na Hungria, porém limitada à produção de ônibus elétricos. A de Sziget será para a produção apenas de carros elétricos.
A BYD almeja conquistar 10% do mercado europeu até 2030. Até o momento, o modelo de maior sucesso da marca é o Atto 3, vendido no Brasil como Yuan Plus. A empresa registrou a venda de aproximadamente 13.000 veículos na Europa até novembro, sendo 11.000 deles do Atto 3.
Mesmo que os detalhes sobre os modelos que serão produzidos na Hungria ainda não tenham sido divulgados, especula-se que o Yuan Plus europeu seja o principal candidato a inaugurar a nova linha de montagem.
A BYD tem buscado investidores na Europa e encontrou o apoio do governo húngaro. Durante reuniões com diversos governos europeus, desde a Alemanha até a França, a BYD aguardava apoio e investimentos locais. Esse apoio foi oficialmente confirmado pelo governo húngaro, que não só dará suporte à nova fábrica, mas também realizará um investimento para a fabricante.
Embora a Comissão Europeia ainda não tenha dado sua aprovação final para esse investimento, o ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, descreve como “o maior investimento da história da Hungria”.