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BYD anuncia três fábricas no Brasil para produção de veículos elétricos

Marca chinesa aproveitará estrutura deixada pela Ford na Bahia e será a primeira montadora a produzir carros elétricos no Brasil

Por Eduardo Passos
Atualizado em 5 jul 2023, 13h16 - Publicado em 4 jul 2023, 12h19
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  • Após muitas especulações e tratativas com o Governo Federal e da Bahia, a BYD finalmente anunciou, de modo oficial, que terá o que será o primeiro complexo para a fabricação de carros elétricos do Brasil.

    A maior fabricante de automóveis da China pretende aproveitar a antiga estrutura da Ford em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, que ainda está em sendo negociada.

    Antiga fábrica da Ford em Camaçari BA
    Abandonado pela Ford em 2021, complexo de Camaçari (BA) empregará 25% mais pessoas do que antes (Reprodução/Internet)

    Atualmente, há marcas como a BMW, Toyota e Caoa Chery que montam carros híbridos e híbridos leves no país. A BYD, entretanto, será pioneira ao realizar todos os processos de fabricação em solo nacional.

    Além de produzir os carros localmente, também haverá dois outros complexos fabris: um voltado para a produção de caminhões e ônibus elétricos e outra destinada ao processamento de lítio e ferro-fosfato.

    BYD tem fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) destinadas à montagem de ônibus elétricos, módulos fotovoltaicos e baterias de fosfato de ferro-lítio
    BYD tem fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) destinadas à montagem de ônibus elétricos, módulos fotovoltaicos e baterias de fosfato de ferro-lítio (Divulgação/BYD)

    Essa última é especialmente útil para a produção de baterias, que utilizam tais matérias-primas. A BYD já havia anunciado investimentos na extração de lítio no Chile, então é provável que o elemento alcalino atravesse a América do Sul e, aproveitando a estrutura portuária local, siga de navio para Europa e Oriente.

    BYD Yuan Plus, já testado por nós.
    Marca já tem cinco carros elétricos e um híbrido à venda no Brasil (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A fábrica de carros elétricos e híbridos terá capacidade para 150 mil unidades anuais, mas esse número, em fase posterior, pode dobrar. O investimento total chega a R$ 3 bilhões, e estima-se a contratação de 5.000 trabalhadores, aproximadamente.

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    BYD Dolphin (1)
    Chineses querem tomar a dianteira na popularização de elétricos no país (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

    A BYD pretende priorizar mão de obra local, se dispondo a dar os treinamentos necessários aos baianos. Além disso, a chinesa dará prioridade para fornecedores locais, seja em relação a suprimentos ligados à produção veicular ou à construção civil.

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    A fabricante também acredita que a nacionalização dos seus produtos permitirá redução significativa no preço dos carros. Se isso acontecerá, de fato, saberemos a partir do segundo semestre de 2024, quando o complexo fabril deve ser inaugurado.

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