BYD apresenta protótipos que dançam e navegam até em águas profundas
BYD apresenta dois protótipos da sua nova divisão premium: o SUV U8, que flutua em águas de até 3 m, e o U9 esportivo com suspensão super adaptável
A expansão global da BYD já impressiona, mas ficará ainda mais surpreendente com a chegada da Yangwang, sua nova submarca. Dois modelos já foram apresentados e, além do requinte e de números absurdos, impressionam, cada um a seu modo, por tecnologias incomuns.
O primeiro é o Yangwang U8, um SUV de 5,3 m com jeito de Land Rover e movido por um motor em cada roda, totalizando 1.115 cv e 130,5 kgfm. A performance por si é um cartão de visitas de respeito, mas que acaba ofuscado por tecnologias como a tração integral, que, segundo a BYD, é até 100 vezes mais rápida na distribuição de torque que a de concorrentes.
Um dos testes que a demonstram envolve explodir um dos pneus do U8 a 120 km/h. Instantaneamente, a roda danificada para de ser tracionada, permitindo que o motorista pare em segurança. Também é possível girar as rodas em sentidos opostos, de modo que o carro possa manobrar em torno do próprio eixo. Nada disso, entretanto, chega perto do modo “barco”: caso o U8 passe por águas profundas, sua carroceria selada e à prova d’água levará o carro a flutuar, sendo capaz até de voltar a um ponto mais raso.
O U8 usufrui do sistema DiSus-X, que controla ativamente carroceria e suspensão, permitindo ao utilitário literalmente saltar obstáculos. Ele também está presente no biposto Yangwang U9, com os mesmos números de potência e torque. Mas, no caso do esportivo, a ideia é permitir maior controle em curvas e aceleração, por exemplo.
Obviamente, a BYD não deixaria seu outro Yangwang sem uma demonstração absurda: o DiSus-X é tão poderoso que, no caso do U9, é capaz de fazer o carro dançar e até rodar com apenas três rodas, mantendo o veículo controlável em velocidades elevadas. Os Yangwang U8 e U9 chegam às concessionárias ainda em 2023, por enquanto só na China.
Show de mágica
Tecnologias que têm capacidade de encantar e devem chegar a carros mais mundanos no futuro.
Pneu furou? Segue viagem
Risco ainda maior para veículos tão pesados, um pneu que explode não será problema para o U8, garante a BYD. Em milissegundos, a tração da roda em questão é cortada e compensada pelas outras. A suspensão também age para diminuir o peso sobre o pneu furado.
Nado livre
O U8 tem certificação IP68 (aquela dos smartphones), que o faz à prova de poeira e de água, em submersão contínua a até 3 m de profundidade. Caso percam contato com o fundo, as rodas usam o atrito com a água e a tração integral altamente configurável para navegar o SUV elétrico até a margem segura mais próxima.
Com três rodas
O U9 usará a suspensão ativa para favorecer a dinâmica em altas velocidades. Mesmo assim, a BYD fez questão de exibir a capacidade do hiperesportivo de acelerar a 120 km/h, com suspensão e tração sendo alteradas dezenas de vezes por segundo, mantendo o eixo sem uma roda longe do solo e o carro livre de balanços bruscos.