Embalada pelo sucesso do Dolphin, carro elétrico que custa menos de R$ 150.000 e teve mais de 1.200 unidades encomendadas em sua primeira semana de vendas, a BYD já se prepara para lançar aquele que poderá se tornar o carro elétrico mais barato do Brasil. Por aqui, será vendido como Dolphin Mini.
O BYD Seagull EV foi lançado na China em abril e se tornou um sucesso imediato por ser interessante e barato: por lá, seus preços variam entre R$ 49.700 e R$ 60.500 na conversão direta. Mesmo se custar o dobro no Brasil, ainda será o elétrico mais barato com boa vantagem.
O segredo para ser barato? A bateria é feita de íons de sódio, uma alternativa mais barata que o lítio usado pela maioria das fabricantes de baterias. A tecnologia é resultado do investimento de marcas chinesas para tornar os carros elétricos mais acessíveis a uma parcela maior da população.
As baterias de íons de sódio começaram a ser testadas no ano passado e estrearam com o lançamento do Seagull, em abril. Segundo a imprensa chinesa, a BYD deve equipar todos os seus carros abaixo de 200.000 yuans (cerca de R$ 150.000) com esse tipo de tecnologia.
O primeiro conceito, no entanto, partiu da parceria entre JAC e Volkswagen, que desenvolvem juntos veículos elétricos. A bateria de sódio suporta taxas de carregamento mais altas, vida útil mais longa, melhor desempenho em temperaturas baixas, além do menor custo de produção.
Como é o BYD Seagull
Menor carro da BYD, o Seagull (gaivota, em inglês) tem 3,78 metros de comprimento, 1,71 m de largura, 1,54 m de altura e 2,5 m de entre-eixos. É 10 cm maior que um Renault Kwid e 20 cm menor que um Citroën C3, mas seu entre-eixos é de um Fiat Argo, o que ajuda no espaço interno.
Há duas configurações mecânicas. A primeira combina o motor elétrico de 75 cv a um conjunto de baterias de 30 kWh e tem autonomia de 305 km. A segunda tem 102 cv e baterias de 38,8 kWh, chegando a uma autonomia de 405 km. A velocidade máxima do compacto é de 130 km/h.
O painel com saídas de ar-condicionado redondas, porta-objetos central e tela de 10,8″ (giratória) para a central multimídia tem exatamente o mesmo estilo visto no BYD Dolphin.
A lista de equipamentos da versão de entrada contempla airbags frontais e laterais, controle de estabilidade e até assistente de estacionamento. A versão topo de linha ainda tem piloto automático adaptativo, carregamento por indução para smartphone, cartão NFC como chave, frenagem de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de saída de faixa.
A BYD já se antecipou e já registrou o design do Seagull no Brasil e também importou pelo menos uma unidade para testes, Seu lançamento no Brasil foi confirmado para 2024 pela vice-presidente global da montadora, Stella Li, durante o anúncio das três fábricas de elétricos da BYD em Camaçari, na Bahia.
O BYD Seagull é um sucesso na China. Das 1.500 unidades vendidas em abril, o carro mais barato da BYD disparou para 14.300 unidades emplacadas em maio e 23.005 unidades em junho.