O Salão de Pequim seria neste mês, mas foi adiado (a princípio, para junho) por conta de uma nova onda de Covid-19 na China. Mas a BYD antecipou uma das atrações que levaria para o evento. O sedã BYD Seal (ou foca, em português), mantém a temática marítima dos EVs mais recentes da marca e será um concorrente direto do Tesla Model 3.
No tamanho, o BYD Seal leva uma pequena vantagem. Se os documentos que vazaram estiverem corretos, o sedã terá 4,80 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,46 m de altura e entre-eixos de 2,90 m. Quanto ao peso, ele irá varia entre os 1.885 kg e 2.150 kg, dependendo da versão.
Exceto pela largura, o Model 3 é um pouco menor em todas as medidas. Mas, como boa opção de entrada, o Seal ainda será um pouco menor do que o BYD Han, sedã de estreia da marca aqui no Brasil, que tem 4,98 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,49 m de altura e 2,92 m de distância entre eixos.
No design, o BYD Seal é baseado no conceito Ocean-X, apresentado no ano passado. O capô manteve parte dos vincos do protótipo, assim como parte do design dos faróis e as entradas de ar nas extremidades do para-choque. Por ser um EV puro, o modelo dispensa o uso de grade.
Na traseira, o destaque é das lanternas interligadas por uma faixa luminosa. Logo acima, a frase “Build Your Dreams” substituiu o logo e, assim como na frente, temos mais duas entradas de ar nas extremidades do para-choque. A lateral tem um vinco desde o para-lama até a porta traseira e as rodas tem um desenho que lembram hélices — ou as pás de um ventilador.
Além das medidas, os números de potência e desempenho também vazaram. Nas versões mais simples, de motor traseiro único, o Seal terá potência de 203 cv ou 312 cv. Quanto a topo de linha, terá um motor dianteiro de 216 cv e outro traseiro de 312 cv, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h 3,8 segundos. A potência combinada não foi informada.
Pelos dados vazados, ele terá números de desempenho bem próximos ao do Tesla Model 3. A versão intermediária (com dois motores, tração integral e 351 cv) é um pouco mais lenta que o BYD Seal, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. Já a versão Performance do Tesla, também com dupla motorização, tem 456 cv e faz a mesma aceleração em um pouco mais de 3,1 segundos.
O Seal, será construído na plataforma eletrônica 3.0 da BYD e, de acordo com os dados vazados, terá a bateria Blade 800V, que permite até 700 km de autonomia. Mais uma vantagem do sedã chinês sobre o Tesla Model 3, que varia de 437 km a 530 km de alcance máximo.
Segundo as especulações da mídia chinesa, o Seal também será mais de 100.000 yuans (equivalente a R$ 72.000 na cotação atual) mais barato que o Model 3, que atualmente é o modelo mais acessível da marca no mundo. Estima-se que o elétrico da BYD custe entre 220.000 (R$ 158.400) e 280.000 (R$ 201.600) yuans, enquanto o sedã americano tem preço inicial de 339.00 yuans (R$ 244.080).
Vale lembrar que o BYD Seal não será exclusivo da China. A marca ainda estuda vendê-lo em outros mercados, sendo a Austrália o único confirmado. Por aqui, a empresa tem o projeto de lançar, no segundo semestre, modelos híbridos, como o SUV BYD Cruiser e o sedã Qin, que talvez seja vendido já com o nome de Destroyer 05.