O BYD Yuan Plus ganhará um irmão menor (e mais barato) no Brasil ainda em 2024. O BYD Yuan Pro tem dimensões equivalentes às de um Nissan Kicks e fará o papel de SUV mais barato da BYD no Brasil, mas é preciso estar atento para não confundir o carro.
Acontece que, na China, Yuan Pro é um clone do Ford EcoSport vendido desde 2015. O carro que será vendido como Yuan Pro no Brasil é o Yuan Up, um SUV compacto recém-lançado que compartilha uma série de características com o BYD Dolphin.
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Como é o BYD Yuan Pro
Na China, há versões bastante simples com motor elétrico de 95 cv (mesmo do Dolphin) e bateria de 32 kWh. Contudo, a configuração do Yuan Pro que a BYD estuda vender no Brasil é a mais cara, com 177 cv e bateria de 45 kWh (como a do Dolphin), com autonomia de 401 km no ciclo chinês (CLTC).
A capacidade da bateria é um pouco menor que a de um Peugeot e-2008, que tem 50 kWh, mas o BYD Yuan Pro tem dimensões equivalentes às dos maiores SUVs compactos. São 4,31 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,67 m de altura e 2,62 m de entre-eixos – 8 cm a menos que um BYD Dolphin.
Se na dianteira o estilo de “grade”, que une os faróis de led estreitinhos, está alinhado ao design do BYD Song L, a traseira com lanternas interligadas flerta com o estilo do Dolphin. Luzes de seta e ré estão escondidos no para-choque com design saliente e peças prateadas.
E vale destacar que o SUV tem limpador traseiro e que o modelo já não traz o “Build Your Dreams” por extenso na tampa traseira, como em outros modelos. A tendência é que usem apenas o “BYD”.
Por dentro, o Yuan Pro tem um bom espaço. O teto elevado permite que o assento traseiro tenha posição mais elevada e seu assoalho é inteiramente plano, facilitando a vida do quinto ocupante. Na frente, os dois assentos têm ajuste elétrico.
O painel é diferente de outros BYD, o que é bom. O quadro de instrumentos digital é um pouco mais largo, a tela da central multimídia é de 12,8 polegadas e giratória e logo abaixo dela está o console central elevado, com alças laterais ao retor do espaço dedicado ao carregador sem fio para smartphones (com ventilação, inclusive). Por baixo fica um porta objetos acessado pelas laterais.
Alguns dos poucos botões da cabine ficam ao redor do seletor de marcha, que é uma alavanca mais convencional. Todo o console tem revestimento de toque macio, assim como os painéis das portas. A direção tem ajuste de altura e profundidade.
Em termos de equipamentos, o Yuan Pro poderá ter de série sistemas de segurança avançados, como piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e frenagem de emergência.
Preço do BYD Yuan Pro no Brasil
Quanto aos preços do seu menor SUV elétrico, a intenção da BYD aparenta ser repetir a relação entre os Yuan Plus e Song Plus: custam os mesmos R$ 229.800, mas um é elétrico e outro é híbrido plug-in. Logo, o Yuan Pro custaria o mesmo preço do Song Pro – outro na fila para ser lançado no Brasil.
A estimativa é um preço R$ 30.000 abaixo da linha Plus. Quer dizer que, se chegassem às lojas hoje custariam R$ 199.800. Mas é bom não criar expectativas por um preço abaixo dos R$ 200.000, pois o imposto de importação para híbridos e elétricos terá dois aumentos até o final do ano, para quando está previsto o lançamento do Yuan Pro no Brasil.
Ou seja, o BYD Yuan Pro seria posicionado acima do Dolphin Plus, mas ainda em um preço interessante frente a outros SUVs elétricos, como o Seres 3 e o Peugeot e-2008 (que está temporariamente fora de linha, à espera da sua reestilização).
Considerando o conteúdo, o espaço e o acabamento, a tendência é que o Yuan Pro se torne a nova referência do segmento. O que vem depois disso é uma redução nos preços dos concorrentes, exatamente o que aconteceu após o lançamento do BYD Dolphin no Brasil.