Carro elétrico mais barato da BYD custa R$ 57.000 e pode vir ao Brasil
Voltado para ambientes urbanos, BYD Dolphin Mini tem inspiração no fundo do mar e utiliza tecnologias inovadoras em sua bateria
Entre muita ostentação e lançamentos exuberantes, uma das novidades que mais chamou a atenção no Salão de Xangai é um modelo especulado para o Brasil, o BYD Seagull.
Depois do Dolphin (”golfinho”, em inglês) a marca chinesa apresentou um subcompacto elétrico ainda menor, voltado para o uso urbano. Não à toa, será vendido no Brasil como Dolphin Mini.
O Seagull (“gaivota”, em inglês) é 10 cm maior do que um Renault Kwid, com 3,78 m de comprimento e 1,71 m de largura. Consequentemente, só há lugar para quatro ocupantes, com 2,5 m de entre-eixos garantindo espaço modesto para as pernas.
Apesar disso, o novo de acabamento do Dolphin Mini surpreende, com uma ampla tela giratória de 12,8’’ servindo como central multimídia e outra, de 5’’, funcionando como quadro de instrumentos flutuante. Pelas imagens, a cabine traz plásticos de boa aparência em sua montagem, além de itens de carros mais caros, como carregador de celular por indução.
Favorecendo a estética, também há combinação de preto, azul e verde e botões estilizados no painel. O nome de um animal ligado às praias já indica que o Seagull faz parte da série Ocean da montadora, com elementos de decoração que remetem ao mar e que, no mercado nacional, tem como seu primeiro representante o Yuan Plus.
Com traços bem retos e máscara negra nas lanternas, o BYD Seagull tem motor de 76 cv, o que limita a velocidade máxima a 130 km/h. A versão mais barata custa o equivalente a R$ 57.600, e se diferencia principalmente pela bateria de 30 kWh, com 305 km de alcance em ciclo CLTC. Ela é feita de íons de sódio e utiliza o arranjo em formas de lâminas proprietário da BYD; duas tecnologias essenciais para a redução de custos e para uma maior capacidade energética em pouco espaço.
A versão de topo sai pelo equivalente a R$ 70.230 e, com bateria de 38 kWh, tem autonomia de 405 km no mesmo ciclo. Tanto ela quanto o Seagull básico têm carregamento em corrente contínua, capaz de levar a carga de 10% a 80% em cerca de meia hora.
O BYD Seagull vem fazendo sucesso imediato na China, onde em apenas 24h após apresentação recebeu 10.000 pedidos de reserva. A ótima recepção do elétrico mais barato da fabricante é essencial para seu plano de vender 3 milhões de carros eletrificados no país e, naturalmente, o torna candidato para um segmento que, a passos lentos, cresce no Brasil.