Praticamente todos os problemas dos carros elétricos têm a ver com bateria e carregamento, de modo que embutir painéis solares na carroceria sempre pareceu uma ideia tentadora. Na realidade, são elementos caros, complexos e pouco eficientes, mas que vêm melhorando. E a fabricante holandesa Stella deixou isso claro.
O Stella Terra é um carro elétrico revestido de painéis solares com capacidade impressionante. Tanto que o estranho veículo rodou mais de 1.000 km utilizando apenas a energia emitida por nossa estrela — e ainda provou muito mais em teste realizado no Marrocos.
O design incomum tem a ver com a produção artesanal, feita por um grupo de estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, nos Países Baixos. Detalhes como a opção de cobrir as rodas são orientadas pela aerodinâmica, tal como a traseira de caimento suave que ainda abre mão do vidro para alocar mais placas solares, que vão até o capô.
O conceito do projeto visa atender a amantes do off-road, que passarão bons perrengues quando tentarem desbravar trilhas com carros elétricos nessa pegada. A fim de provar a compatibilidade de tudo isso, a Stella levou o Terra para o interior marroquino, atravessando terrenos hostis e chegando ao Saara.
Apesar do aspecto frágil, o Stella Terra só apresentou uma falha no sistema de direção, que logo foi corrigida. O motor elétrico permitiu ao biposto cumprir os 1.000 km em cerca de uma semana e meia, atingindo velocidade máxima de 145 km/h. Uma pequena bateria alimentou o carro quando o Sol não foi suficiente e, segundo seus criadores, em um dia com boa incidência de luz, é possível rodar até 710 km. A eletricidade excedente ainda serve para alimentar equipamentos como fogão portátil e carregar celulares.
O resultado foi tão surpreendente que o gerente técnico do projeto, do alto de seus 24 anos, ainda cutucou gigantes da indústria. “Esperamos que isso sirva de inspiração para fabricantes como BMW e Land Rover tornarem a indústria mais sustentável. O carro foi, de fato, muito confortável no fora-de-estrada, dado que ele também é muito leve e não fica agarrado”, disse Bob van Ginkel.
Mas apesar do feito surpreendente, a realidade segue cruel: a também holandesa Lightyear já havia gerado alarde com seu carro elétrico de série, o Lightyear 0. Sua fabricação começou em dezembro de 2022 e, comicamente, a marca anunciou falência pouco depois, em janeiro deste ano.
A justificativa foi a falta de pedidos. Não surpreende, dado que o fastback custava absurdos 250.000 euros — valor que, com impostos, superava o equivalente a R$ 1,6 milhão.
O alcance do Stella Terra tornou o carro ideal para regiões remotas com estradas precárias e redes de energia não confiáveis. Bosman, da Solar Team Eindhoven, espera que o conceito sirva de inspiração para montadoras de todo o mundo, incentivando a indústria automobilística a se tornar cada vez mais sustentável.