Carros autônomos da GM causam engarrafamento caótico nos EUA
Sem ninguém dentro, os veículos precisaram ser operados remotamente pela central da empresa; tráfego intenso pode ter causado a confusão
Um congestionamento no mínimo curioso e que pareceu saído do futuro aconteceu nos últimos dias em Austin, no Texas (EUA). Mais de dez carros autônomos da Cruise, subsidiária da General Motors que desenvolve tecnologias para autônomos, causaram um trânsito caótico por, segundo a empresa, terem ficado confusos com um tráfego intenso de pedestres e veículos.
Imagens publicadas nas redes sociais por moradores e pessoas que trafegavam (ou tentavam) pelo local, mostram diversos Chevrolet Bolt da Cruise sem nenhuma pessoa dentro, enfileirados nas ruas afetadas, em diversos sentidos, inclusive em cruzamentos e em sentidos errados. A maioria deles permaneceu com luzes de alerta acesas, e foi operado de forma remota para tentar liberar o trânsito.
De acordo com a empresa, o tráfego de pedestres e veículos nas ruas era intenso e isso pode ter causado a “pane” nos autônomos. “Nossos carros são projetados principalmente para priorizar a segurança – e isso inclui ter cuidado com os pedestres”, disse um porta-voz da empresa ao site The Drive.
O site americano Carscoops apontou que, em uma entrevista com o gerente geral da Cruise em outra ocasião, o executivo admitiu não existir perfeição. “Haverá situações em que o veículo passará por algo em que não haverá certeza do que fazer a seguir. Então, quando não souber o que fazer, adotará sua ação mais segura, que é parar”. Ou seja, confusos com o tráfego, os modelos pararam em Austin.
Não se sabe por quanto tempo as ruas ficaram bloqueadas, mas é conhecido que esta não foi a primeira vez em que os veículos da Cruise causaram engarrafamentos. Em agosto, também cerca de dez veículos bloquearam o trânsito em São Francisco. A mesma cidade já havia passado por situação parecida em julho, mas com ainda mais carros envolvidos.