A Volkswagen anunciou uma nova função para seus carros elétricos da família ID: a partir de agora eles serão capazes de fornecer energia a residências com a bateria do carro, com carregamento bidirecional, que faz o próprio carregador do carro realizar o processo contrário e alimentar as casas. A tecnologia se chama “Vehicle To Home”.
A função será habilitada via atualização remota para os carros já vendidos, junto com a atualização para o software 3.5. Porém, será uma exclusividade dos modelos ID.equipados com a bateria de 77 kWh, a maior capacidade disponível atualmente. É a bateria dos VW ID.4 e ID.Buzz disponíveis para assinatura no Brasil.
Mas permitir que o carregamento bidirecional aconteça exige equipamentos específicos atualmente funciona apenas em estações de energia doméstica S10 E Compact DC, da HangerEnergy GmbH, mas mais dispositivos domésticos devem se tornar compatíveis.
Segundo a VW, o consumo diário médio de uma casa é em torno de 30 kWh, o que dá a entender que o ID seria capaz de manter a residência eletrificada por dois dias. O carro sempre ficaria com pelo menos 20% da carga, por segurança, em caso de falta de energia.
Quando integrado a uma central elétrica doméstica, o sistema, junto a painéis solares, também possibilita os proprietários que utilizam as energias armazenadas do ID caso as fontes renováveis não estejam muito eficientes, em casos de dias nublados e pouco sol. Também permite que o carro seja recarregado com o excedente da captação de energia solar.
O “Vehicle To Home” entrará em testes em um projeto piloto da VW em um conjunto habitacional de Stenberg, na Suécia, onde os residentes receberão os carros elétricos junto com a infraestrutura de carregamento necessária, para que possam experimentar o carregamento bidirecional junto da energia sustentável.
Com o projeto, a fabricante se torna a pioneira em se tornar fornecedora de carregamento bidirecional baseado no padrão de energia europeu de carregamento DC CCS.