Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Chassi com bateria integrada prevê carros elétricos com 1000 km de alcance

O primeiro carro que fará uso do chassi será da marca Hozon Auto e será lançado no final de 2024

Por Rafael Sommadossi
8 jan 2024, 11h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Contemporary Amperex Technology Co. Limited, mais conhecida como CATL, é uma das principais fabricantes de baterias do mundo e acaba de anunciar que pode redefinir o futuro dos carros elétricos. É o CATL Integrated Intelligent Chassis, uma plataforma que torna a bateria, o motor e a transmissão parte do chassi e promete mais de 1000 km com uma única carga.

    A CATL está propondo uma mudança ao oferecer uma plataforma completa, semelhante a um skate, na qual os fabricantes podem construir sua própria carroceria, utilizando todos os elementos necessários já integrados.

    fabricante-catl-6446fb8a9107c-750x500
    (CATL/Divulgação)

    A plataforma promete 1.000 km de autonomia com um consumo de 10,5 kWh/100 km, números que ultrapassam consideravelmente as marcas atuais da indústria automotiva elétrica.

    A plataforma já passou por testes de condições climáticas diversas, incluindo temperaturas extremamente baixas, demonstrando um alcance de 70% mesmo em condições de -7 graus Cº. Além disso, a capacidade de recarregar 300 km de autonomia em apenas 5 minutos, oferecendo uma solução para o problema atual que é alvo de crítica da recarga rápida.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    O primeiro veículo a adotar essa plataforma será lançado pela marca Hozon Auto, parte do grupo Neta, um dos clientes mais próximos da CATL. E está previsto para chegar ao mercado chinês no final de 2024. A própria Neta é uma das marcas chinesas que podem estrear no Brasil em 2024.

    empresa-catl-64af528b19264-720×405
    (CATL/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    A Neta será um teste para avaliar o desempenho da nova plataforma. Embora o lançamento inicial ocorra na China, a marca visa alcançar a inovação na concepção de veículos em escala global.

    A possibilidade de uma plataforma integrada como a CIIC da CATL poderia mudar as produções dentro do setor automotivo elétrico, permitindo que novos fabricantes e até empresas de tecnologia ingressem no mercado.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.