Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Chery cria carro mais aerodinâmico do mundo graças ao atum (sim, o peixe)

Carro-conceito da Chery deve chegar às ruas relativamente em breve, cortando o ar de maneira análoga aos peixes oceânicos e garantindo economia na estrada

Por Eduardo Passos
4 jan 2024, 18h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O que peixes e carros elétricos têm em comum? Dentre outras coisas, ambos precisam ter formatos que vençam bem a resistência do ar ou da água, a fim de se locomoverem com eficiência. Ciente disso, a Chery buscou inspiração nos oceanos para criar aquele que pode ser o carro de série mais aerodinâmico da história.

    Ao contrário da conterrânea BYD, que se apega à estética dos mares, a Chery estudou como o atum faz para nadar a até 70 km/h e usou algumas constatações em seu novo carro-conceito.

    O veículo não deve demorar para se tornar um carro de produção e, com pouca resistência do ar e baterias modernas, pode ter alcance impressionante.

    Se o modelo lembra o peixe, aí vai de cada um. Mas, além da inspiração, os projetistas da montadora utilizaram inteligência artificial para aperfeiçoar o desenho, realizando mais de 2.000 pequenas alterações na carroceria que, ao fim, levaram-no ao suposto recorde.

    Continua após a publicidade
    Carro-coneceito da Chery recodista de aerodinâmica (7)
    (Reprodução/Chery)

    A Chery declara que o modelo tem coeficiente de arrasto (Cx) de 0,168, que jamais foi atingido por um carro de série antes. Ford, Volkswagen e Fiat, por exemplo, já bateram essa marca há décadas, mas com unidades tão incomuns que jamais poderiam ser vendidas.

    A Mercedes apresentou, há alguns meses, o Vision EQXX, que está perto de se tornar algo factível e tem Cx igual a 0,17. O Lightyear 0, movido a energia solar, tem 0,175, mas só duas unidades foram feitas antes da marca falir.

    Continua após a publicidade
    Carro-coneceito da Chery recodista de aerodinâmica (2)
    (Reprodução/Chery)

    Poucos detalhes do protótipo foram divulgados, e sequer há nome para ele. Ficam notáveis, porém, detalhes que já são comuns nos elétricos mais novos, como a falta de maçanetas, dianteira quase toda fechada e com aletas que desviam o ar dos pneus, rodas com calotas sem muitas saliências e caimento meio cupê, meio Kammback.

    Carro-coneceito da Chery recodista de aerodinâmica (6)
    Ilustração mostra a passagem do ar ao redor do modelo (Reprodução/Chery)
    Continua após a publicidade

    Com formas não muito distintas de um carro de rua, o conceito da Chery ainda precisa ser auditado para confirmar seu recorde, mas sua eficiência aerodinâmica parece inquestionável. É um detalhe crucial justamente para as estradas, já que a resistência do ar aumenta de maneira não-linear à medida que a velocidade cresce.

    Carro-coneceito da Chery recodista de aerodinâmica (9)
    (Reprodução/Chery)

    Um carro viajando a 150 km/h, por exemplo, precisa vencer uma força nove vezes maior que um mesmo automóvel a 50 km/h. É por isso que, em altas velocidades, o consumo de bateria aumenta drasticamente e os EVs são mais econômicos na cidade do que em rodovias. Ao menos até agora.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.