Chevrolet Blazer EV RS é apresentada com 347 cv e chega em setembro
SUV elétrico estreia a plataforma Ultium no Brasil e aposta nos 481 km de autonomia para se destacar no segmento Premium
Depois de 13 anos, a Chevrolet Blazer volta ao Brasil, mas bem diferente do que era. Em sua nova forma, o SUV virou totalmente elétrico, que por aqui, chega apenas na versão RS e com maior vocação esportiva.
Oficialmente apresentado, o Blazer EV tem motor traseiro de 347 cv e 44,86 kgfm, para reforçar a esportividade da versão RS. Segundo a marca, o SUV é capaz de ir de 0 a 100 km/h 5,8 s, enquanto a velocidade máxima é de 190 km/h.
A Chevrolet também enfatizou a sua autonomia de 481 km pelo ciclo do Inmetro. Ela só é possível graças à nova plataforma Ultium, que equipa a nova geração de elétricos da GM e está estreando no Brasil com a Blazer.
Ela comporta uma bateria de íons de lítio de 102 kWh, que aceita carregamento AC com potência de 22 kW ou DC (recarga rápida) de até 190 kW. Neste último, é possível alcançar 80% de carga em até 40 minutos, como divulga a fabricante.
O Blazer traz discos de freios ventilados de 331 mm na dianteira e 345 mm na traseira. Já a suspensão, é sempre independente multilink. Já as rodas são de 21’’ e calçam pneus 275/45 R21.
Com 4,88 m de comprimento, o Blazer EV é maior que alguns SUVs de sete lugares do nosso mercado, como o Jeep Commander (4,74 m). A distância entre eixos também é generosa: 3,09 m, o que garante um bom espaço interno.
Suas outras medidas são: 2,19 m de largura, 1,65 m de altura e 436 L de porta-malas.
Passando para a parte interna, o que mais chama a atenção na cabine é o grande conjunto de telas. O quadro de instrumentos tem tela digital de LCD de 11’’ e é totalmente configurável. Logo, além dos modos pré-definidos pela fabricante, o motorista pode alterar totalmente os layouts para ter na tela apenas as informações que melhor lhe convém. O mesmo vale para headup display reproduzido no para-brisa.
Integrado ao quadro de instrumentos, há a central multimídia de 17,7’’. Seu diferencial é que ela roda o Google Built in — ou Google integrado. Diferente do Android Auto e Apple CarPlay, que apenas espelham os apps do seu celular para a tela, esse sistema operacional foi desenvolvido pensando nas telas dos carros. Isso faz com exista uma quantidade maior de aplicativos disponíveis, além de maior integração com sua conta Google.
Há outras soluções tecnológicas que ajudam o motorista. Na parte de segurança, as câmeras oferecem visão de 360º para auxiliar nas manobras e o retrovisor interno reproduz imagens de alta definição de uma câmera traseira.
O Blazer EV também trás um bom pacote de assistentes de direção e segurança, como frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego e abertura de portas com detecção de veículos, ciclistas e pedestres, controle de cruzeiro adaptativo com função Pare e Siga, assistente de permanência de faixa e oito airbags.
Para aumentar o conforto, o SUV tem bancos dianteiros elétricos, ar-condicionado de duas zonas, sistema Bose de oito alto-falantes e um subwoofer, volante e assentos aquecidos, retrovisor externo fotocrômico e com aquecimento, elétrico e com aquecimento, partida sem chave, WiFi para até 7 dispositivos, sensor de chuva, entre outros.
Falando de acabamento, o painel tem áreas emborrachadas, enquanto os bancos trazem conforto misturando áreas de vinil e suede. Eles também são decorados com costuras em duas cores (azul e vermelho) e o logo RS. Mas o charme fica por conta das saídas de ar em forma de turbina de avião, que homenageiam as do Camaro e trazem luzes ambiente com 26 opções de cores.
Já na direção, o motorista pode optar por três modos: Normal, Esportivo e Neve. Mas também é possível personalizar manualmente diferentes aspectos do carro, como a sensibilidade do volante e dos pedais de freio e acelerador. O motorista ainda pode optar por diferentes modos de regeneração de energia, sendo que no mais potente, é possível dirigir o carro com apenas um pedal, como afirma a Chevrolet.
Embora ainda não tenha preço divulgado, a Blazer EV vai brigar no segmento dos carros Premium, mirando principalmente o BMW IX3 M Sport e o Porsche Macan Electric. Logo, podemos esperar um preço na casa dos R$ 400.000. A confirmação virá até setembro, quando iniciarem as vendas.
Vale lembrar que o Blazer é o quarto lançamento da Chevrolet no ano. O próximo será o Equinox EV, faltando apenas um para completar os seis prometidos para 2024.