A Chevrolet escolheu a CES, feira global de tecnologia, para ser o palco de grandes anúncios envolvendo a eletrificação de sua linha. Além da primeira Silverado elétrica da história, a marca também revelou o primeiro Equinox elétrico. Além da mecânica, o SUV também tem visual exclusivo – e bem mais ousado que o da versão convencional.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Mesmo com a sua chegada marcada apenas para 2023 (como linha 2024), o Chevrolet Equinox EV promete, desde já, ser um elétrico acessível. “Fornecer uma opção de elétrico acessível no segmento de maior volume da indústria prova que a Chevrolet vai disponibilizar elétricos para todos”, disse Steve Hill, vice-presidente da marca, durante o anúncio.
Para garantir a promessa, a fabricante disse que o modelo partirá de US$ 30.000, ou seja, apenas US$ 4.200 a mais do que o preço inicial do atual Equinox a combustão, que começa em US$ 25.800 com motor 1.5 turbo e tração dianteira. Seria mais barato, inclusive, que os Bolt (US$ 30.000) e Bolt EUV (US$ 33.000) nos Estados Unidos.
A Chevrolet afirmou, ainda, que a configuração elétrica terá várias versões, incluindo a tradicional RS, de apelo esportivo. Não foram divulgadas informações sobre o conjunto mecânico do Equinox elétrico, o que deverá acontecer até o final de 2022 ou, no mais tardar, em 2023, alguns meses antes do lançamento oficial.
Destaque na multidão
Por ora, é possível dizer que o modelo tem grande diferenciação visual para o SUV a combustão, que mantém uma aparência convencional. Apesar de dianteira adotar o já velho esquema de divisão dos faróis, o Equinox elétrico tem muita personalidade.
As luzes superiores formam um conjunto único, cortando a divisão entre o capô e a grade. Já os faróis principais, logo abaixo, se camuflam na grade. Por falar em grade, as versões convencionais terão uma porção central na cor da carroceria e com relevos, enquanto a RS terá a mesma peça em preto, mas com a abertura inferior em colmeia.
A lateral tem traços fortes e vincos bem marcados, formando “músculos” nos para-lamas, sustentados pelas grandes rodas – sem dimensões divulgadas. De lado, a diferença das versões fica para o aplique do para-lama pintado de preto na RS.
Visto por trás, o Equinox EV também é chamativo. As lanternas são inteiriças, mas com iluminação tracejada, com um efeito tridimensional que destaca a gravada da Chevrolet ao centro. O para-choque é o mesmo para as versões reveladas mas, para a RS, há um aplique inferior exclusivo.
O interior é moderno, com grandes telas representando o quadro de instrumentos e a central multimídia. É possível notar um mostrador na parte superior do volante, o que indica a presença do Supercruise, o sistema de condução autônoma da GM.