Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como Volvo EX90 representa o auge da revolução elétrica – até agora

Recém-apresentado, Volvo EX90 eleva a fabricante escandinava a patamar inédito de tecnologia – e ditará mudanças que se estenderão ao resto da linha

Por Eduardo Passos, de Estocolmo (Suécia)
27 jan 2023, 21h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Volvo apresentou, na Suécia, o novo EX90, SUV elétrico de sete lugares que substituirá o XC90. É um carro que impressiona em vários aspectos, mas, principalmente, na tecnologia. Afinal de contas, o EX90 estreia o chip Drive Orin, da Nvidia: com tamanho semelhante ao de um cartão de crédito, a peça substitui o que, em um carro convencional, seriam dezenas de sensores que monitoram parâmetros do motor, central multimídia, airbags, recursos de auxílio à direção e pressão dos pneus.

    Os 280 trilhões de cálculos que o Volvo EX90 faz por segundo não são os únicos números impressionantes: sua bateria de 111 kWh pode alimentar a casa de uma família brasileira (típica de classe média) por três semanas e garante autonomia de 600 km, segundo a fábrica. E a versão inicialmente disponível, com um motor em cada eixo, tem 517 cv e 92,8 kgfm.

    EX90
    Design das lanternas será usado em outros modelos inéditos da Volvo (Divulgação/Volvo)

    Fabricado nos Estados Unidos e na China, o EX90 chegará ao Brasil no primeiro trimestre de 2024, substituindo o atual XC90. A mudança na nomenclatura da linha de SUVs da Volvo não é mero marketing, mas sim algo mais simbólico. Começando com o EX90, a sueca revelará um modelo 100% elétrico por ano, de modo que, em 2030, não venda mais nenhum zero-km com motor a combustão.

    Compartilhe essa matéria via:

    Presencialmente, o EX90 é mais disruptivo no visual do que parece, aproveitando elementos dos Volvo elétricos e os explorando com mais intensidade. É o caso do painel que substitui a grade: no C40, ela é menor e separada do resto do capô; no EX90, ela faz parte do para-choque.

    Continua após a publicidade

    Isso também vale para as peças de iluminação dianteiras, formadas por pequenos retângulos de led que funcionam como DRLs e, quando o motorista aciona os faróis, se recolhem. Na traseira, tão ousada quanto, há lanternas em C que se opõem e são completadas por pontilhados luminosos onde ficariam, normalmente, luzes verticais da família XC.

    EX90 s
    Interior minimalista é regra de agora em diante (Divulgação/Volvo)

    Por dentro, a mudança é tão radical quanto minimalista, e a tela de 14,5” chega turbinada pelo Google, prometendo ser uma das melhores centrais multimídia do mundo.

    Para compreender a revolução tecnológica promovida pelo EX90, é preciso lembrar que, para fazer bons carros autônomos, as montadoras precisam criar, antes, cérebros artificiais que compreendem o trânsito tão bem quanto um ser humano. É aí que entra a tecnologia da Nvidia.

    Continua após a publicidade

    Na prática, os mais diversos chips e sistemas eletrônicos serão concentrados no inédito chip Drive Orin. Como ele reúne absolutamente todas as funções do carro, é possível cruzar em tempo real os mais diferentes aspectos de modo inédito e com capacidade computacional incomparável, afirmam os projetistas.

    EX90
    Interior minimalista é regra de agora em diante (Divulgação/Volvo)

    Também há parceria com as gigantes informáticas Qualcomm e Epic Games, a fim de que gráficos e interfaces do modelo sejam belos e potentes a ponto de promover nível inédito de interação com as telas cada vez mais presentes nos carros.

    Continua após a publicidade

    O potencial é tão grande que a própria marca assume não haver como extraí-lo ao máximo… ainda, pois a inteligência artificial permitirá que o EX90 siga aprendendo. Assim, à medida que os engenheiros da Volvo desenvolvem melhores softwares e a inteligência artificial é alimentada por dados que vêm de motoristas ao redor do planeta, uma mesma unidade do SUV seguirá evoluindo, eventualmente chegando à condução inteiramente autônoma.

    EX90
    Materiais reciclados predominam na cabine do EX90 (Divulgação/Volvo)

    Enquanto isso não acontece, o SUV usará a inteligência artificial para prever a mente do motorista, exibindo informações na tela antes que elas sejam solicitadas, por exemplo. Os algoritmos, claro, também servem à segurança, e a câmera instalada no painel consegue, segundo a fabricante, medir o nível de concentração do condutor e até o seu estado de eventual embriaguez apenas pelo olhar e comportamento.

    Caso esteja distraído, o motorista sentirá cutucões transmitidos através dos bancos e do volante; caso ele durma ou passe mal ao volante, por exemplo, o carro consegue parar em local apropriado e chamar serviços de emergência automaticamente.

    Continua após a publicidade
    EX90
    Sistema de som traz tecnologia de ponta (Divulgação/Volvo)

    A consciência ambiental também está presente, e o EX90 utilizará 48 kg de plástico reciclado no interior. De maneira inovadora, também há aço e alumínio reciclados em partes da carroceria do modelo.

    As mudanças trazidas pelo EX90 anunciam não só o futuro da Volvo, mas da mobilidade.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.