Já há fabricantes que tratam picapes como SUVs de caçamba, e a Audi vislumbra algo parecido em seu horizonte. A fabricante vem apresentando diferentes carros-conceito que definirão seus futuros modelos de série e o mais novo desses, o Audi activesphere, mistura os tipos de carroceria da moda, indo de um SUV cupê a uma caminhonete extremamente tecnológica num piscar de olhos.
O activesphere parece uma tentativa da Audi de quebrar a frieza alemã, tanto que foi desenvolvido pelo escritório de design da marca em Malibu, Califórnia. O conceito ainda está longe de um carro de série, mas dá dicas do que a matriz de Ingolstad anda pensando.
Além do entre-eixos de generosos 2,97 m, o projeto chama atenção pela ausência de maçanetas, retrovisores e tudo mais que gere arrasto e seja dispensável, com carroceria de formas fluidas e contínuas. O vão livre varia entre 20,8 e 24,8 cm e as rodas de aro 22’’ (com pneus 285/55) chamam atenção pelas calotas ativas: na estrada, elas se fecham em nome da aerodinâmica; no fora-de-estrada, se abrem para favorecer o arrefecimento.
São itens que lembram a série “aventureira” allroad. Não à toa, a marca faz questão de destacar a combinação de “SUV cupê + kit off-road”. Ao que sugere, a Audi deve lançar versões mais valentes de seus Sportback. É provável que os “active Sportback”, como já são chamados, já estreiem na renovada família e-tron, de elétricos.
Viagem no tempo
As portas de abertura oposta servem para facilitar a entrada dos ocupantes, que embarcam em uma aventura realmente tecnológica. Isso porque o activesphere já é pensado para tempos de carros autônomos, onde o volante retrátil é algo que faz sentido.
Caso o passageiro da esquerda queira virar motorista do carro, o volante surge do painel junto ao projetor holográfico, que leva a central multimídia a uma “nova dimensão”. Os hologramas funcionam para quem utiliza os óculos de realidade aumentada, um dos pontos mais importantes do conceito.
Com eles na vista, o potencial é ilimitado. Em uma trilha, por exemplo, dá para enxergar um mapa 3D do caminho, a fim de situar espacialmente. A Audi também imagina uma espécie de carroceria invisível, projetando imagens do exterior sobre o SUV.
Horizonte observável
Ainda são tecnologias um pouco distantes, bem mais do que a plataforma sobre a qual o activesphere foi concebido. Desenvolvida em parceria com a Porsche, a Premium Platform Electric (PPE) deve estrear já nesse ano, pela própria Audi.
Desenvolvida exclusivamente para elétricos, a PPE terá características como a grande bateria de 100 kWh (suficiente para mais de 600 km de autonomia) e a recarga extremamente rápida graças ao sistema elétrico de 800 V.
Na estimava do activesphere, é possível carregá-lo com 270 kW — uma potência bem rara no mundo real, mas comum ao atual E-Tron Sportback GT. Nesse cenário, meros 10 minutos na tomada acrescentam 300 km de autonomia.