Apresentado no ano passado, o Chevrolet Equinox EV foi o primeiro SUV médio elétrico da marca. A previsão para sua produção era para o fim de 2023, mas alguns atrasos fizeram com que fosse reprogramado para o início deste ano, juntamente com o ínicio de suas vendas nos Estados Unidos. Porém, nada disso é novidade e o elétrico será lançado no Brasil ainda em 2024.
O novo Chevrolet Equinox EV terá de lidar com a chegada de diversos modelos chineses que, até agora, têm dominado o mercado de carros eletrificados no Brasil com facilidade. Isso porque será o carro elétrico mais barato da Chevrolet, substituindo o Bolt – que teve sua produção encerrada no fim de 2023.
Design diferente e novas tecnologias
O elétrico da Chevrolet é baseado na nova plataforma Ultium, a mesma utilizada no Blazer EV. Além da base, o visual também tem muito do que se vê na Blazer. Os dois modelos não são iguais, mas trazem diversos elementos na carroceria compartilhados.
Começando pela frente, o novo Equinox mantém o padrão imponente no nariz do carro, com faróis afilados e interligados por uma barra de LED que atravessa o carro de um lado ao outro. Há também uma grade central na parte inferior do para-choque estilizada.
Seu perfil tem vincos na parte central das portas, maçanetas embutidas, rodas que podem ser de 19 ou até 21 polegadas, dependendo da versão e coluna C com caimento cupê.
A traseira traz também lanternas afiladas e interligadas como na frente, spoiler que se estende do teto até depois do vidro traseiro e um acabamento robusto.
O interior acompanha a elegância vista do lado de fora e traz materiais sensíveis ao toque em todos os cantos, tela central multimídia de 17 polegadas, painel de instrumentos digital, ar condicionado dual zone e mais.
Outras comodidades do SUV são: bancos aquecidos, volante aquecido, console com carregador por indução e entradas USB-C, iluminação ambiente, dentre outros. Outro ponto a se destacar no carro é o seu sistema Chevy Safety Assist, com diversos sistemas de segurança e automação para o motorista e seus ocupantes.
Motorização elétrica
O Equinox EV tem duas variações de potência distribuídas entre as versões 1LT, 2LT, 2RS, 3 LT e 3RS. Modelos com tração dianteira têm 213 cv e 33,5 kgfm. Em versões com tração integral, esses números chegam a 294 cv de potência e 47,8 kgfm. Na configuração de tração integral, o elétrico pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos. O desempenho com tração dianteira não foi divulgado pela marca.
No entanto, qualquer variante do elétrico pode alcançar estes números, já que você pode escolher, de dentro da cabine do carro, com qual tipo de tração você quer rodar.
Além disso, todas as versões estão equipadas com a mesma bateria Ultium de 66,9 kWh. Segundo a Chevrolet, o elétrico pode rodar até 513 km com apenas uma carga no ciclo americano. No entanto, este dado foi gerado a partir da condução apenas com tração dianteira. Com o sistema de tração integral ligado, esse número deve cair drasticamente.
O Chevrolet Equinox EV pode ser carregado tanto em um carregador convencional (AC) de até 11,5 kW e também em carregadores rápidos de corrente contínua (DC), com potência de carga de até 150 kW – o que permite carregar de 10% a 80% de carga em apenas 30 minutos.
Valores e lançamento no Brasil
Como já dito, a produção do SUV elétrico da Chevrolet passou por diversos problemas e teve um pequeno atraso. Até abril deste ano, o Equinox EV deve estar saindo da linha de produção da GM em Ramos Azirpe, no México, para venda.
Porém, a empresa deve primeiro abastecer o mercado estadunidense para depois começar a levar o carro para outros países. Ou seja, a estreia no Brasil deve ficar para perto do fim deste ano.
Os valores nos EUA estão em torno de US$ 30.000 (R$ 147.500) e US$ 48.995 (R$ 240.000). Para o Brasil, o valor não deve ser calculado a partir da conversão direta. Hoje a GM já tem um SUV elétrico disponível no Brasil, o Bolt EUV, que está custando cerca de R$ 279.990. Mas, o Equinox é claramente muito superior ao irmão menor.
Pensando em mercado, para chegar com um preço competitivo e que consiga se equiparar ao seus rivais, como BYD Yuan Plus e Volvo EX30, o Chevrolet Equinox EV deveria chegar na mesma faixa de preço do Bolt EUV (ou até mais barato). Uma missão quase impossível, já que os veículos eletrificados da GM normalmente chegam supervalorizados no Brasil.