DeLorean DMC-12 é transformado em elétrico e tem até capacitor de fluxo
Se o motor V6 de 131 cv era sem graça para um carro como o DMC-12, que tal um elétrico de 217 cv com torque instantâneo?
O DeLorean DMC-12 ficou mais famoso pela trilogia “De Volta para o Futuro” do que por suas capacidades. Embora o visual chamativo, a carroceria de aço inoxidável e as portas asas-de-gaivota sejam bem legais, o DeLorean não era capaz de muita coisa com seu motor V6 fornecido pela Renault. Mas a empresa Electrogenic quer mudar essa história o transformando em carro elétrico.
A britânica Electrogenic é especialista em converter modelos clássicos em elétricos e decidiu salvar o DeLorean do seu V6 2.8 com parcos131 cv. Se você se lembrar do primeiro filme, o carro não despertou muita emoção em Martin McFly, conseguindo arrancar apenas um “É um DeLorean”, sem muita empolgação do viajante no tempo, quando ele o vê pela primeira vez.
Entretanto, com o kit de conversão desenvolvido pela empresa, a reação poderia ter sido outra. A Electrogenic instalou um motor elétrico traseiro de 217 cv e 31,61 kgfm de torque entregues instantaneamente, o que dá um toquezinho a mais de esportividade para o DMC-12.
A conversão dá uma bela incrementada no desempenho do DeLorean, fazendo seu tempo de 0 a 96 km/h (60 mph) cair para menos da metade. Se antes ele realizava o sprint em 10 s, com o motor elétrico esse tempo fica abaixo dos 5 s, de acordo com a Electrogenic. Desta vez os capacitores de fluxo fazem o seu trabalho bem.
E nem foi preciso se preocupar com o ganho de peso, já que a conversão só aumentou o peso bruto do carro em 40 kg. Segundo a empresa, foi tão pouco que nem sequer foi preciso mudar a suspensão do carro, graças ao bom conjunto original desenvolvido pela Lotus, que o DMC-12 tem de fábrica.
Mas tudo tem um porém. Apesar da maior esportividade, a bateria de 43 kWh oferece apenas 241 km de autonomia, o que é considerado bem pouco para os padrões atuais. O carregamento também não é dos mais rápidos, levando cerca de uma hora para carregá-la completamente em estações rápidos do tipo CCS.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados do nosso pacote de conversão ‘plug and play’ do DeLorean elétrico; ele transforma o DMC-12 de um cruzador americano em um verdadeiro carro esportivo, com desempenho que combina perfeitamente com seus visuais atemporais da era espacial”, disse Steve Drummond, CEO da Electrogenic.
Infelizmente, o custo de conversão do DeLorean é alto: pode variar entre 82.000 e 107.000 dólares, a depender do estado de conservação do carro usado. São quase R$ 600.000 para viajar no tempo em um carro do passado com mecânica do presente.