Dolphin Mini é melhor que o Dolphin? Comparamos os dois elétricos
Aproveitando o Dolphin do teste de 100.000 km, mostramos as diferenças dele para o estreante Dolphin Mini
O BYD Dolphin Mini enfim está à venda no Brasil. Custa R$ 115,800 e até tem R$ 10.000 de desconto para quem havia entrado na pré-venda no início desta semana. Nós já fizemos o teste completo, mas também aproveitamos a ocasião para um confronto com seu irmão maior, o BYD Dolphin.
A diferença de preços é considerável: são R$ 34.000 entre os R$ 149.800 do Dolphin e os R$ 115.800 de tabela do Dolphin Mini. Mas os carros não estão tão distantes assim entre si. Mas vamos por partes.
Dimensões e espaço
O BYD Dolphin 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,57 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Na prática, é 34 cm maior, 6 cm mais largo, 3 cm mais alto e tem entre-eixos 20 cm mais longo que o Dolphin Mini. Isso faz muita diferença.
Na prática, a cabine do Dolphin passa sensação de amplitude, não há muito aperto caso três pessoas sentem-se no banco traseiro e na frente ninguém corre o risco de se esbarrar. E tem uma porta USB traseira. O Dolphin Mini é claramente mais estreito, mas o entre-eixos menor não chega a comprometer o espaço atrás, que até sobra. Mas não sobra tanto quanto no irmão maior. Além disso, só pode levar quatro pessoas e só tem duas USB, na frente.
Embora o Dolphin tenha porta-malas mais amplo, o estepe rouba muito espaço e sua capacidade é de 250 litros. O Dolphin Mini tem 230 litros, mas não tem estepe: é entregue ao proprietário com um kit de reparo para furos.
Equipamentos de série
Os dois carros têm seis airbags, controles de estabilidade e tração, bancos revestidos de vinil, faróis e lanternas de leds, rodas de liga leve aro 16, vidros elétricos, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold e chave presencial.
Contudo, só o Dolphin Mini tem banco do motorista com ajustes elétricos, volante com regulagem de profundidade e base de carregamento sem fio para smartphones. Suas telas são menores: a central multimídia giratória tem 10 polegadas e o quadro de instrumentos combina mostradores digitais com uma pequena tela.
Só o BYD Dolphin tem câmeras de visão 360°, alto-falantes traseiros e ar-condicionado automático digital. Sua central multimídia giratória tem 12,3 polegadas e o quadro de instrumentos digital tem 5 polegadas. Nos dois carros, só o Android Auto funciona sem fio, pois o Apple Carplay sempre depende de conexão por cabo.
Motores e baterias
A motorização e o pacote de baterias distancia bastante os dois carros. O Dolphin tem motor mais forte, com 95 cv e 18,4 kgfm, e sua bateria Blade de 44,9 kWh garante 291 km de autonomia de acordo com o Inmetro. Essa bateria pode ser recarregada a até 50 kW em corrente contínua (DC) e a 6,6 kW em corrente alternada (AC).
O Dolphin Mini, por sua vez, tem motor de 75 cv e 13,8 kgfm, que faz a bateria Blade de 38 kWh render 280 km de acordo com as medições do Inmetro. Essa bateria pode ser recarregada a até 40 kW em corrente contínua (DC) e a 6,6 kW em corrente alternada (AC).
Desempenho dos BYD
Em nossos testes, o BYD Dolphin Mini precisou de 14,9 segundos para cumprir o 0 a 100 km/h, enquanto o Dolphin cumpriu a prova em 12,3 segundos. O Dolphin também é consideravelmente mais rápido em todas as retomadas e precisou de distâncias menores para parar nos testes de frenagem. Os dois carros têm freios a disco nas quatro rodas. Mas o pedal de freio do Dolphin Mini é mais responsivo, enquanto o do Dolphin demora mais para responder.
O Mini tem velocidade máxima de 130 km/h, enquanto o Dolphin maior chega aos 150 km/h. Por outro lado, o Dolphin Mini é mais silencioso a 80 km/h do que o modelo maior: 60,6 contra 61,5 dBa.
Andando, o Dolphin Mini transmite uma sensação de leveza incomum em carros elétricos. Sua suspensão dianteira mais firme funciona bem no asfalto brasileiro, mas não conversa com o conjunto traseiro molenga, o que faz a carroceria oscilar na longitudinal por vezes após passar em uma ondulação.
O Dolphin não tem direção tão comunicativa quanto o irmão menor, mas tem um compromisso muito bem selado com o conforto. Tanto a suspensão dianteira quanto a traseira estão comprometidos com o bem estar dos ocupantes. O rodar é confortável, mas a dinâmica não é ruim e, a despeito de alguma inclinação da carroceria, o carro é bem equilibrado nas curvas.
Teste Quatro Rodas
BYD Dolphin | BYD Dolphin Mini |
Aceleração 0 a 100 km/h – 12,3 s 0 a 1.000 m – 34, s – 148,36 km/h Velocidade máxima – 150 km/h Retomadas D 40 a 80 km/h – 4,9 s D 60 a 100 km/h – 7 s D 80 a 120 km/h – 10,3 s Frenagens 60/80/120 km/h a 0 – 14,3/25,5/58,4 m Consumo Urbano – 8,4 km/kWh Rodoviário – 7,6 km/kWh Ruído interno Neutro/RPM máx. – – / – dBA 80/120 km/h – 61,5/68,8 dBA Aferição Velocidade real a 100 km/h – 97 km/h Volante – 2,7 voltas Seu bolso Preço básico – R$ 149.800 Garantia – 5 anos |
Aceleração 0 a 100 km/h – 14,9 s 0 a 1.000 m – 36,9 s – 130,7 km/h Velocidade máxima – 130,7 km/h Retomadas D 40 a 80 km/h – 6,1 s D 60 a 100 km/h – 9,4 s D 80 a 120 km/h – 14,4 s Frenagens 60/80/120 km/h a 0 – 15,8/28,1/64,6 m Consumo Urbano – 12 km/kWh Rodoviário – 9,4 km/kWh Ruído interno Neutro/RPM máx. – – / – dBA 80/120 km/h – 60,6/74 dBA Aferição Velocidade real a 100 km/h – 97 km/h Volante – 2,7 voltas Seu bolso Preço básico – R$ Garantia – 5 anos |
Dolphin Mini é melhor que o Dolphin?
Não, o novato não é melhor e isso, de certa forma, é o esperado pela hierarquia entre os produtos. Mas as limitações do Dolphin Mini podem representar uma vantagem para alguns clientes.
O consumidor que comprava o Dolphin apenas por ser mais barato, pode ter suas necessidades atendidas pelo Dolphin Mini pagando menos. O Dolphin Mini é um carro essencialmente urbano, como os hatch compactos com motor 1.0 são. Não é um carro para pegar estrada, onde o irmão maior fica um pouco mais à vontade por ser mais potente. É um bom segundo carro.
O BYD Dolphin, por sua vez, está mais para um hatch médio ou monovolume. É mais espaçoso e pode funcionar melhor como um carro de uso familiar. Nesse ponto, vale a pena pagar R$ 34.000 mais caro pelo carro maior. E não é improvável que a BYD faça alterações no pacote de equipamentos futuramente para compensar as faltas na comparação com o Dolphin Mini. Até porque são itens que existem no Dolphin Plus, que é mais potente ainda.
Ficha Técnica – BYD Dolphin Mini
Motor: elétrico, diant., transv., 75 cv, 13,8 kgfm
Câmbio: automático, 1 marcha, tração dianteira
Direção: elétrica, 9,9 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) e disco sólido (tras.) com recuperação de energia
Pneus: 175/55 R16
Dimensões: compr., 378 cm; larg., 171 cm; altura, 154 cm; entre-eixos, 250 cm; peso, 1.160 kg; porta-malas, 230 l
Bateria: fosfato de ferro-lítio, Blade 38,8 kWh, autonomia de 280 km (Inmetro)
Carregamento: tipo 2 (AC) a 6,6 kW; CCS2 (DC) a 40 kW
Ficha técnica – BYD Dolphin
Motor: elétrico, dianteiro, 95 cv, 18,4 kgfm
Bateria: íon-lítio, 44,5 kWh, 356 km de autonomia
Recarga: 30 a 80% em 7h a 3,3 kW, 3,5h a 7 kW, 25 min. a 60 kW
Câmbio: 1 marcha, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: disco nas quatro rodas
Pneus: 195/60 R16
Dimensões: comprimento 412,5 cm; largura, 177 cm; altura, 157 cm; entre-eixos, 270 cm; peso, 1.405 kg; porta-malas, 345 litros