Elétrico é suspeito por incêndio em navio com quase 3.000 carros
O Freemantle Highway estava transportando quase 3.000 veículos (sendo 25 carros elétricos) da Alemanha para o Egito quando o incêndio começou
Uma pessoa morreu e várias outras ficaram feridas depois que o navio cargueiro RoRo Freemantle Highway, com 2.857 carros a bordo, pegou fogo enquanto navegava pela costa norte da Holanda, nesta quarta-feira (26).
O navio saiu da Alemanha com destino ao Egito e tinha cerca de 23 tripulantes. O resgate dos sobreviventes foi feito com a ajuda de helicópteros e botes salva-vidas. Isso porque, após tentarem controlar o fogo, se jogaram ao mar para não serem queimados.
“A equipe tentou apagar o fogo sozinha, mas não funcionou. O fogo continuou a se expandir, provocando uma evacuação”, disse a guarda costeira em um comunicado nesta manhã. Suspeita-se que o incêndio tenha iniciado em um dos 25 carros elétricos que estavam a bordo.
Incêncios em carros a combustão já são difíceis de serem controlados, mas em elétricos o trabalho é ainda mais difícil. As baterias de lítio são extremamente inflamáveis e acabam aumentando a proporção das chamas, pois é praticamente impossível controlar suas reações químicas.
As vítimas resgatadas foram encaminhadas para um aeroporto, onde receberam tratamento médico.
Serviços de emergência do governo holandês foram acionados e estão trabalhando para apagar o fogo em alto mar. O navio cargueiro já foi rebocado e não está mais em rotas martítimas.