Com os preços dos combustíveis nas alturas, scooters e motos elétricas têm vendido como nunca no Brasil. Só em 2022, que não chegou nem à metade, as vendas desses tipos de veículos já subiram quase 900% em relação a 2021.
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Vale lembrar, porém, que mesmo sendo movidas a eletricidade, as motos e scooters elétricas seguem leis de trânsito, com a necessidade de emplacamento e licenciamento. Além disso, para guiar estes modelos, é necessário possuir uma Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), que poderá ficar mais barata para ser emitida caso o Projeto de Lei 1163/21 seja aprovado pelo governo.
Dito isso, QUATRO RODAS separou os dez modelos mais baratos à venda no Brasil, que têm autonomias que variam de 40 a 180 km e podem chegar a até 120 km/h.
Shineray SE3 – R$ 12.990
Mais barata da lista, a Shineray SE3 tem motor elétrico de 2.000W alimentado por uma bateria de 72V/32Ah de chumbo. Com este conjunto, e pesando 123 kg (sem o piloto), a scooter elétrica pode atingir até 50 km/h e tem autonomia de até 80 km com carga completa. De acordo com a fabricante, a recarga leva de 8 a 10 horas.
Shineray SE1s – R$ 13.990
Com desenho mais inspirado, a SE1s também tem um motor de 2.000W, mas com energia fornecida por uma bateria mais moderna, de íons de lítio, com 60V/24Ah. Assim, a moto é mais leve (86 kg) e a recarga pode levar de 6 a 8 horas. Apesar das vantagens, vale destacar que a bateria é menor em relação a SE3 e, por isso, a autonomia é reduzida a 60 km. A velocidade máxima é de 50 km/h.
Shineray SE2 – R$ 13.990
Modelo mais caro da linha, a SE2 se diferencia pela aparência retrô com referências orientais. Ela é ainda mais leve, com 84 kg, tem bateria de íons de lítio removível e é mais potente: são 2.300W. Assim, a velocidade máxima também é de 50 km/h e a autonomia chega a 60 km.
Voltz EV1 Sport – R$ 14.990
A EV1 aparece um passo à frente da concorrência em tecnologia e alcance, já que é possível utilizar uma ou duas baterias simultâneas. Com uma bateria, a autonomia chega a 100 km. Com duas, o alcance vai a 180 km. De qualquer forma, ela sempre tem a velocidade máxima de 75 km/h (dependendo do modo de condução) e vai de 0 a 60 km/h em 12 segundos. A recarga, segundo a Voltz, leva 5 horas.
Muuv Custom L – R$ 15.498
Em um estilo mais despojado, a Custom L tem motor de 2.000W e bateria de 18Ah, além de pesar apenas 70 kg. O desempenho do modelo não é divulgado, mas a autonomia é de aproximadamente 50 km.
Muuv Chopper SE – R$ 17.493
Assim como nos modelos da Shineray e da Voltz, a Muuv Chopper tem bateria removível, de 20Ah e com um alcance reduzido, de até 40 km. O motor tem 2.000W.
Shineray SHE-S – R$ 19.290
A SHE-S deixa as dimensões de scooter para a linha SE e chega como uma opção de maior usabilidade. O motor elétrico tem 3.000W, suficiente para que a moto tenha a velocidade máxima de 90 km/h. A bateria é removível e permite uma autonomia de até 80 km, além de um tempo de recarga entre 3 horas e 3 horas e meia.
Voltz EVS – R$ 19.900
Na linha street, a EVS, assim como a EV1, pode se movimentar com até duas baterias. A velocidade máxima é sempre de 120 km/h, mas a autonomia varia entre 120 e 180 km, com uma ou duas baterias, respectivamente. Ela vai de 0 a 60 km/h em 6 segundos, pode ser carregada em 5 horas e é ligada ao smartphone do proprietário e à EVS, que monitora possíveis problemas com a moto.
Energie Mobi Cu – R$ 22.000
Apesar do nome não tão sonoro ao mercado brasileiro, a Cu tem motor de 1.200W, acompanhado de uma bateria de lítio removível de 48V/32Ah. Junto ao peso de 62 kg, o menor da lista, ela chega aos 45 km/h e tem uma autonomia de até 50 km.
Energie Mobi Cux – R$ 24.990
Apesar da aparência semelhante à Cu, a Cux tem motor mais forte, de 2.788W, com bateria de lítio removível com 60V/30Ah. A velocidade máxima da scooter é de 65 km/h e a autonomia pode chegar a 70 km – segundo a marca, considerando uma velocidade constante de 45 km/h e um piloto de 75 kg.