Por décadas os muscle cars americanos foram conhecidos por serem muito rápidos em linha reta, mas sem muito talento para as curvas. Isso não é um problema para o Ford Mustang Super Cobra Jet 1800, mais nova criação da Ford Performance que visa bater os recordes mundiais de arrancada da NHRA (National Hot Rod Association).
Seu antecessor, o Mustang Cobra Jet 1400, é o atual recordista mundial de quarto de milha com 8,128 segundos e 276,75 km/h (171,97 milhas por hora). O novo protótipo aposta em mais potência e menos peso para ser mais rápido.
Como o nome sugere, o novo Super Cobra Jet 1800 tem 1.800 hp, ou 1.825 cv e 152 kgfm gerado por dois motores DS-250-115, agora acoplados a uma nova transmissão da Liberty.
A grande sacada é que o novo conjunto de baterias, projetado pela Ford Performance e a MLe Racecars, é algumas dezenas de quilos mais leve, de acordo com a Ford. A energia passa pelos mesmos quatro inversores PN-250-DZR que eram usados antes antes de chegar aos motores.
O gerenciamento de tudo é feito pela pelo software de controle da Ford Performance, com novos sistema de aquisição de dados, painel e sistema de distribuição de energia, todos projetados internamente.
Para lidar com mais força, a traseira tem sistema de tração revisado pela MLe Racecars e a geometria da suspensão foi aprimorada. Os pneus são radiais da Mickey Thompson.
Além de buscar um novo recorde de veículo elétrico com carroceria completa, o Super Cobra Jet 1800 vai desafiar os recordes de veículo elétrico mais rápido de 0 a 60 mph (96 km/h) e de veículo elétrico com tração em duas rodas mais rápido de 0 a 60 mph, durante esta temporada da NHRA. Pat McCue, cofundador da MLe Racecar e piloto de testes oficial do programa, estará no banco do motorista.