Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Fiat 500e testa recarga de carros por indução para autonomia ‘infinita’

Apesar do campo elétrico emitido pela via, a Stellantis garante que a caminhada de pedestre sobre ela é segura

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jun 2022, 17h37
Fiat 500e testado em asfalto com carregadores por indução
Fiat 500e testado em asfalto com carregadores por indução (Divulgação/Stellantis)
Continua após publicidade

Impensáveis há poucos anos, os carregadores de smartphones por indução já estão se tornando populares. A intenção é que, agora, a tecnologia dê um passo adiante e a “mágica” possa acontecer também para recarregar carros elétricos, como já acontece na Suécia. A Stellantis se adiantou e já iniciou os testes com um Fiat 500e. E os resultados têm sido os melhores possíveis.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Batizado de “Arena del Futuro”, o local dos testes fica em Chiari, na Itália, e utiliza um sistema de bobinas instaladas sob o asfalto, que transfere a energia diretamente aos veículos que trafegam em sua superfície.

O sistema utiliza corrente contínua (DC) e cabos de alumínio no lugar dos fios de cobre, o que ajuda a cortar custos. Apesar do campo elétrico, a empresa diz que a caminhada de pedestres no asfalto eletrificado é segura.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Para que a energia vá diretamente para o veículo, é necessário que ele seja equipado com um receptor, como acontece com o Fiat 500e em testes.

Com o sistema implantado em rodovias, seria possível ter autonomia
Com o sistema implantado em rodovias, seria possível ter autonomia “infinita” (Divulgação/Stellantis)

Segundo a Stellantis, durante os trabalhos, foi possível atingir níveis de eficiência de recarga semelhantes aos das estações de carga rápida. Mas mais do que isso: foi possível que o 500e viajasse em velocidades altas sem utilizar a energia das baterias, seguindo apenas com a energia recebida do asfalto.

Ou seja, apesar da autonomia declarada pela fabricante, em tese, o veículo teria um alcance “infinito” enquanto estivesse em rodovias equipadas com o sistema de recarga por indução.

Continua após a publicidade

Para Anne-Lise Richard, chefe da unidade global de negócios de e-mobility da Stellantis, o sistema traria uma série de vantagens. “Esses projetos conjuntos são passos empolgantes à medida que trabalhamos para alcançar maior vida útil da bateria, menor ansiedade de alcance, maior eficiência energética, menor tamanho da bateria, excelente desempenho e menor peso e custo”, apontou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.