Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fiat Palio Weekend elétrico raríssimo está em leilão no Rio de Janeiro

Parceria entre Fiat e energéticas, Palio Weekend elétrica tinha 20 cv e uso exclusivo em indústrias

Por João Vitor Ferreira
13 dez 2021, 18h42
Palio Weekend elétrico
 (Divulgação/Fiat)
Continua após publicidade

Poderia ser delíRio coletivo, mas a Fiat de fato produziu um Palio Weekend 100% elétrico. O projeto começou em 2006, sendo fruto de uma parceria entre a montadora, a empresa de energia Itaipu Binacional e a hidrelétrica suíça KWO. A perua elétrica não chegou a ir ser vendida em série, mas teve algumas unidades compradas e utilizadas por concessionárias de energia, como a Enel no Rio de Janeiro (RJ).

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Mas agora, se você tiver dinheiro suficiente para dar o maior lance — e coragem para arrematar um carro de leilão em visível estado de abandono — poderá ter seu próprio Palio Weekend elétrico. O exemplar raríssimo foi anunciado no site de leilões Superbid.

O elétrico sendo leiloado pela própria Enel e vem de São Gonçalo, região metropolitana da capital carioca. Até o momento, o Palio modelo 2007/2008 está sendo arrematado por R$ 12.000 e estará disponível para receber novos lances até o dia 16 de dezembro. O valor do lance poderia ser considerado uma bagatela, dado que, na época, seu valor estimado era de R$ 140.000.

Palio Weekend elétrico traseira
A perua chegou a ser exposta como protótipo no Salão do Automóvel de São Paulo em 2008 (Divulgação/Fiat)

Porém é preciso ficar atento aos detalhes. O fraco motor elétrico dianteiro, de apenas 20 cv e 5,1 kgfm, não foi testado. O interior está bem empoeirado e não esconde que o veículo ficou um bom tempo parado. Além disso, pintura, tapeçaria e lataria estão em estado “regular”, segundo o site. Enquanto os pneus estão “ruins”, vale ressaltar a observação dizendo que o Palio “apresenta riscos”.

Continua após a publicidade
Palio Weekend elétrico
A inovadora bateria reciclável era carregada em uma tomada comum e levava cerca de oito horas para chegar aos 100% (Divulgação/Fiat)

Quem arrematar o modelo vai ter que se contentar com um carro de uso urbano. O Palio Weekend elétrico é lento, faz de 0 a 100 km/h em 28 s (18 segundos mais devagar que a versão normal da perua) e não passa dos 100 km/h. Quando foi lançado, o modelo era mais utilizado para transporte de pessoas e materiais dentro de empresas e usinas.

Por dentro, a alavanca do câmbio automático apresentava apenas as funções básicas Drive, Ré e Park. Já o painel tinha somente um velocímetro, outras funções eram mostradas em um display no centro do console. E como todo bom carro elétrico, o Palio Weekend também oferecia sistema de freio regenerativo.

Continua após a publicidade
Palio Weekend elétrico interior
O câmbio automático tinha as posições “P”, “D” e “R”. O display no painel central mostrava informações para monitoramento da bateria (Divulgação/Fiat)

A bateria de sódio-níquel-cloro batizada de ZEBRA, embora seja totalmente reciclável, tem autonomia para apenas 120 km; muito pouco considerando os padrões atuais. Ela fica alojada abaixo do assoalho, para não roubar espaço do porta-malas. Mas temos que dar um desconto para as limitações, já que o projeto era, basicamente, protótipo e não um modelo de produção para revolucionar a indústria.

Mais elétricos exóticos no leilão

Além do Palio Weekend, a Enel também colocou à leilão duas unidades do Reva I, o compacto elétrico indiano que chegou ao Brasil em 2009 e em poucas unidades. O modelo, que por aqui custava R$ 70.000, só foi trazido por importadores particulares. Isso explica o seu alto custo em relação ao resto do mundo, onde era considerado um carro popular. Na índia, por exemplo, o carro custava cerca de R$ 20.000, na cotação da época.

Continua após a publicidade
Reva I leilão
(Superbid Marketplace/Reprodução)

Assim como a perua da Fiat, os Reva também não são muito potentes. Seu motor tem apenas 17 cv e o carro não passa dos 80 km/h, segundo informações da montadora. A autonomia, também era bem baixa, tendo cerca de 80 km e a bateria poderia carregar totalmente em aproximadamente oito horas.

Reva I leilão
(Superbid Marketplace/Reprodução)

O estado de conservação é semelhante ao do Palio. Os compactos também estão com os pneus ruins e não foram testados, além de apresentarem risco, como descreve o site de leilões. Até o momento, um dos Reva I tem lance máximo de R$ 5.750, enquanto o outro já está nos R$ 6.000.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.