Poderia ser delíRio coletivo, mas a Fiat de fato produziu um Palio Weekend 100% elétrico. O projeto começou em 2006, sendo fruto de uma parceria entre a montadora, a empresa de energia Itaipu Binacional e a hidrelétrica suíça KWO. A perua elétrica não chegou a ir ser vendida em série, mas teve algumas unidades compradas e utilizadas por concessionárias de energia, como a Enel no Rio de Janeiro (RJ).
Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
Mas agora, se você tiver dinheiro suficiente para dar o maior lance — e coragem para arrematar um carro de leilão em visível estado de abandono — poderá ter seu próprio Palio Weekend elétrico. O exemplar raríssimo foi anunciado no site de leilões Superbid.
O elétrico sendo leiloado pela própria Enel e vem de São Gonçalo, região metropolitana da capital carioca. Até o momento, o Palio modelo 2007/2008 está sendo arrematado por R$ 12.000 e estará disponível para receber novos lances até o dia 16 de dezembro. O valor do lance poderia ser considerado uma bagatela, dado que, na época, seu valor estimado era de R$ 140.000.
Porém é preciso ficar atento aos detalhes. O fraco motor elétrico dianteiro, de apenas 20 cv e 5,1 kgfm, não foi testado. O interior está bem empoeirado e não esconde que o veículo ficou um bom tempo parado. Além disso, pintura, tapeçaria e lataria estão em estado “regular”, segundo o site. Enquanto os pneus estão “ruins”, vale ressaltar a observação dizendo que o Palio “apresenta riscos”.
Quem arrematar o modelo vai ter que se contentar com um carro de uso urbano. O Palio Weekend elétrico é lento, faz de 0 a 100 km/h em 28 s (18 segundos mais devagar que a versão normal da perua) e não passa dos 100 km/h. Quando foi lançado, o modelo era mais utilizado para transporte de pessoas e materiais dentro de empresas e usinas.
Por dentro, a alavanca do câmbio automático apresentava apenas as funções básicas Drive, Ré e Park. Já o painel tinha somente um velocímetro, outras funções eram mostradas em um display no centro do console. E como todo bom carro elétrico, o Palio Weekend também oferecia sistema de freio regenerativo.
A bateria de sódio-níquel-cloro batizada de ZEBRA, embora seja totalmente reciclável, tem autonomia para apenas 120 km; muito pouco considerando os padrões atuais. Ela fica alojada abaixo do assoalho, para não roubar espaço do porta-malas. Mas temos que dar um desconto para as limitações, já que o projeto era, basicamente, protótipo e não um modelo de produção para revolucionar a indústria.
Mais elétricos exóticos no leilão
Além do Palio Weekend, a Enel também colocou à leilão duas unidades do Reva I, o compacto elétrico indiano que chegou ao Brasil em 2009 e em poucas unidades. O modelo, que por aqui custava R$ 70.000, só foi trazido por importadores particulares. Isso explica o seu alto custo em relação ao resto do mundo, onde era considerado um carro popular. Na índia, por exemplo, o carro custava cerca de R$ 20.000, na cotação da época.
Assim como a perua da Fiat, os Reva também não são muito potentes. Seu motor tem apenas 17 cv e o carro não passa dos 80 km/h, segundo informações da montadora. A autonomia, também era bem baixa, tendo cerca de 80 km e a bateria poderia carregar totalmente em aproximadamente oito horas.
O estado de conservação é semelhante ao do Palio. Os compactos também estão com os pneus ruins e não foram testados, além de apresentarem risco, como descreve o site de leilões. Até o momento, um dos Reva I tem lance máximo de R$ 5.750, enquanto o outro já está nos R$ 6.000.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital