O Mustang Mach-E já era especulado (e até mesmo confirmado) no Brasil muito tempo, mas agora é hora: o primeiro elétrico da Ford no Brasil estreia por R$ 486.000.
É um preço salgado, superando com margem, por exemplo, o Volvo XC40 e se aproximando do BMW iX3. Mas a fabricante norte-americana aposta num apelo esportivo semelhante ao do Mustang tradicional para ter sucesso.
O Mach-E chega em versão única, GT Performance. Ela traz dois motores que somam 487 cv e 88,0 kgfm, com tração integral. É mais torque que “gente grande” como o Porsche Taycan e o Audi e-Tron GT. Segundo dados de fábrica, o Mustang elétrico é mais rápido que ambos, indo de 0 a 100 km/h em 3,7 s.
Mais do que potência e torque, entretanto, os motoristas poderão aproveitar outros elementos de quê automobilístico, como freios da Brembo e amortecedores adaptativos Magneride. Mas pisar fundo pode comprometer a autonomia combinada de 379 km (Inmetro) — que na vida real tende a ser maior, dada a bateria de 91 kWh.
Aproveitar o nome clássico é uma proposta ousada da Ford, que mudou profundamente algumas coisas e manteve outras. O Mach-E não é um muscle car, mas sim um crossover, com elementos de sedã e SUV, sendo mais comprido que um Jeep Commander e tão alto quanto um Corolla Cross — proporções que favorecem a dinâmica veicular.
Mesmo assim, elementos do icônico esportivo estão presentes, como a “sobrancelha” de DRLs, as três listras verticais nas lanternas traseiras e a coluna C reduzida, que acentua o caimento da traseira. O capô do Mach-E também foi intencionalmente estendido e abriu espaço para um porta-malas dianteiro, auxiliar.
Internamente, predomina a tecnologia, sem grande apelo esportivo: o quadro instrumentos é flutuante, com 10,2″. A central multimídia vertical de 15,5″ é elegante e se destaca pela modernidade e há outros elementos como som Hi-Fi da B&O e espaço para os ocupantes bem superior ao do Mustang que conhecemos.
Com essa ideia “eletrificada” de esportividade, a Ford espera números bons de venda para o seu elétrico, ainda que não divulgue estimativas. O Mustang Mach-E será vendido em 110 concessionárias espalhadas pelo Brasil, com manutenção e revisão acontecendo em 50 delas.
Para animar potenciais compradores, durante os 3 anos de garantia (sem limite de quilometragem), todas as revisões são gratuitas. Motor e bateria tem garantia maior, de 8 anos, assim como demais componentes elétricos de alta voltagem.