A Ford apresentou seu novo Explorer para o mercado europeu anunciando que o SUV mistura a engenharia alemã com o estilo norte-americano. Ela está certa, mas não conta tudo.
O novo Ford Explorer europeu será feito sobre a base do Volkswagen ID.4, ou seja, será elétrico. Mas a Ford também não conta quais serão as opções de motores. Segundo a revista inglesa Auto Express, no entanto, a linha começará com um modelo de 170 cv alimentado com bateria de 52 kWh, que dá 351 km de alcance.
Outras opções, de acordo com a publicação, incluem um motor único de 231 cv acoplado a uma bateria de 77 kWh com 539 km de autonomia e uma versão AWD de dois motores, somando 340 cv, com um alcance de 491 km.
O estilo americano veio tirando as curvas do ID.4 e as trocando por linhas mais retas, principalmente na frente e na traseira. Dessa forma, fica mais próximo do que sempre foi o Explorer original a combustão.
Por dentro, o quadrado volta a se destacar, por incrível que pareça, no volante. A peça é tão reta quanto pode ser sem perder sua funcionalidade. Por trás dela, uma pequena tela faz a função de painel de instrumentos – nenhuma coincidência considerando suas origens, ou seja, o ID.4, que também tem um diminuto mostrador.
No console central, por outro lado, uma tela gigante na vertical, de 14,6 polegadas, faz a vez de central multimídia e outros comandos, como do ar-condicionado.
Resta um
A Ford havia anunciado, em dezembro de 2022, que teria dois novos SUVs elétricos para a Europa e que eles usariam como base a linha ID, da Volkswagen. O compartilhamento é parte do acordo firmado pelas empresas em 2018 e que já rendeu outros frutos, como o uso da Ranger como base para a nova Amarok.
Voltando aos SUVs, a marca americana disse, na ocasião, que eles seriam feitos a partir da plataforma MEB, que dá origem aos ID.4 e ID.5. Na ocasião, ela revelou um teaser do primeiro SUV que, agora sabemos, trata-se do novo Explorer.
O segundo modelo deverá ser baseado no ID.5, que é um SUV-cupê. A especulação vem a partir de uma imagem divulgada pela Ford com seus próximos modelos e, entre eles, existe um “Sport Crossover”, ligeiramente mais baixo que o novo Explorer e que se alinha com uma proposta mais esportiva, como a o ID.5.