Como nossos flagras já mostraram, é questão de pouco tempo para que o Toyota Yaris Cross estreie no Brasil. Com produção nacional, o SUV compacto pretende chegar com tudo, sendo o veículo híbrido mais barato à venda em nosso mercado.
Mas isso não significa que ele será “pelado”, ao que indica. Isso porque o Yaris Cross acaba de ser lançado em outro mercado emergente, o da Indonésia, adiantando o que em breve teremos à venda aqui.
Versões mais baratas do Yaris Cross
O Toyota Yaris Cross chegará ao mercado indonésio em quatro versões. O Yaris Cross G MT, é a única com câmbio manual e, obviamente, a mais barata. Ela é equipada com motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina, que rende 106 cv e 14,0 kgfm — o mesmo das outras não-híbridas.
Desde o início, entretanto, chama a atenção o bom nível de equipamentos do utilitário. De série, o Yaris Cross básico já oferece meia dúzia de airbags (motorista, passageiros, laterais e de cortina), freio a disco nas quatro rodas (com discos ventilados na dianteira), retrovisores com rebatimento elétrico, sensores de estacionamento à frente e atrás, alerta de frenagem emergencial, assistente de partida em rampa e freio de estacionamento eletrônico — nada de freio no pé, como o irmão mais velho Corolla Cross vendido no Brasil.
Também há comodidades como central multimídia de 9’’ e quadro de instrumentos digital com 7’’, mas, por fora, as rodas são de aro 17, assim como as da segunda versão, Yaris Cross G CVT, que basicamente repete os equipamentos e acrescenta a transmissão CVT.
Versão intermediária
A partir da versão intermediária, o Yaris Cross 1.5 S CVT, o nível de equipamentos sobe consideravelmente, com destaque para o Toyota Safety Sense. O pacote de segurança veicular da japonesa inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, alerta de evasão de faixa e até um sistema que avisa ao motorista quando o semáforo fica verde.
Também há estreia do aplicativo do carro, que, entre outras coisas, permite ao motorista encontrá-lo via celular e comandar algumas funções remotamente. Além disso o porta-malas ganha função de abertura via pé, útil para quando o usuário está, por exemplo, carregando alguma bagagem pesada; basta aproximar a perna do para-choque traseiro e, assim, abrir o compartimento automaticamente.
O salto tecnológico é completado pela oferta de faróis full-led, lanternas em led, central multimídia com 10,1’’, ajuste elétrico do banco do motorista e ar-condicionado digital. É também nessa versão que estreia um pacote opcional GR, acrescentando detalhes esportivos como novos frisos nos para-choques, emblema da Gazoo Racing nos bancos e até um aerofólio traseiro.
A partir do Yaris Cross S também estreia um novo para-choque dianteiro, com a entrada de ar inferior redesenhada, além das rodas de aro 18 como item de série.
Versão híbrida
Obviamente, nenhuma variante atrai tanta curiosidade quanto o Yaris Cross híbrido, que chegará em única versão: Yaris Cross S HV CVT, também com o pacote GR opcional.
Nesse caso, também haverá motor 1.5, mas que funciona em ciclo Atkinson e, sozinho, rende 75 cv e 12,3 kgfm. Também entra em cena o motor elétrico, com 80 cv 14,4 kgfm, num conjunto que totaliza 112 cv, mas sem torque total divulgado.
A informação mais impressionante veio do site indonésio Car250, que publicou o trecho de uma apresentação da Toyota que garante consumo de 30,3 km/l para o Yaris Cross híbrido, ainda que não tenham sido dados mais detalhes.
Além da mecânica eletrificada, o Yaris Cross S HV CVT traz itens exclusivos como carregador de celular por indução, teto solar panorâmico e luzes coloridas no interior (com ajuste via comando de voz).
Preço e lançamento no Brasil
Ainda que não tenha sido 100% confirmado pela Toyota do Brasil, o Yaris Cross, ao que tudo indica, é o modelo híbrido que a marca anunciou para o ano que vem, com fabricação no interior de São Paulo. A intenção da japonesa é ter o carro híbrido pleno (HEV) mais barato do país. Ou seja, ter um híbrido capaz de rodar apenas com o motor elétrico (ainda que não por muito tempo) e que dispensa carregadores externos.
Para cumprir essa meta, o Yaris Cross tem que chegar abaixo dos R$ 183.790 atualmente cobrados pelo Corolla Altis Hybrid (considerando que não haja opções ainda mais baratas até lá). Naturalmente, as versões meramente à gasolina sairão ainda mais em conta.
Um dos segredos para a redução do preço será a nacionalização de parte do conjunto mecânico, o que ajudará a aumentar a capacidade produtiva para, inclusive, exportar o SUV para pelo menos 20 países vizinhos a partir do Brasil.