GWM anuncia 100 pontos de recarga e já tem 5 modelos registrados
As estações de recarga ficarão nos pontos de vendas e serviços da GWM, além de comércios, e servirão a carros de qualquer marca
Já com uma fábrica praticamente pronta e um investimento local de R$ 10 bilhões anunciados, a chinesa Great Wall Motor segue nos preparativos para a sua estreia no Brasil. Desta vez, a fabricante deu um passo à frente em infraestrutura e anunciou a instalação de uma rede de pontos de recarga. Além disso, ao menos cinco modelos já foram registrados por aqui.
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Segundo o plano anunciado na última quarta-feira (16), em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo, a GWM instalará 100 pontos de recarga em todo o estado de São Paulo até o final de 2023. Eles ficarão, principalmente, nos pontos de vendas e serviços da marca, mas também estarão presentes em estabelecimentos comerciais, como shoppings, supermercados e estacionamentos.
Todos os pontos serão gratuitos e estarão disponíveis para modelos de qualquer fabricante. A empresa diz que a rede de recarga será alimentada, preferencialmente, com energia limpa, prevendo a instalação de placas fotovoltaicas onde por possível. Uma segunda fase do plano prevê a instalação de pontos nos demais estados brasileiros.
Modelos já registrados
A ofensiva que inclui a instalação de pontos de recarga tem um motivo bem claro: a Great Wall chegará ao Brasil vendendo exclusivamente carros híbridos ou elétricos. Isso acontecerá já no final de 2022, ainda com modelos importados. A nacionalização acontecerá somente em meados de 2023. Até lá, a empresa trabalhará na modernização de sua fábrica em Iracemápolis (SP), que antes pertencia à Mercedes-Benz.
Ainda não se sabe exatamente quais modelos serão vendidos por aqui, já que muitos deles terão especificações diferentes para o Brasil ou aguardarão a troca de geração. Fato é que a marca comercializará apenas SUVs e picapes inicialmente, segundo anunciou, e já registrou alguns deles por aqui. Ao todo, serão lançados 10 modelos até 2025.
Cinco carros já foram registrados no Brasil através do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial): a picape Cannon, o SUV H6S e os exóticos Wey Fuguchaojia e ORA Good Cat.
Embora o H6 convencional deva chegar primeiro por aqui, é o H6S que tem o seu registro garantido no INPI. Ele é nada mais do que a versão cupê do primeiro, e que, segundo a marca, tem visual inspirado no tubarão branco – com direito a dois aerofólios fazendo as vezes de barbatanas.
Entre as opções de motorizações está o conjunto que combina um motor 1.5 turbo a outros dois elétricos, resultando em 243 cv e 54 kgfm, a mais provável para chegar por aqui.
A picape Cannon, também cotada para chegar logo de cara por aqui, já tem registro no país. Lá fora, a picape pode ser equipada com motor 2.0 turbo a gasolina ou diesel. Curiosamente, ela ainda não possui versões eletrificadas, o que precisará ser feito para que ela desembarque no Brasil.
Outra picape, a Série P nasceu com a missão de fazer da Great Wall uma das maiores fabricantes de picapes no mundo. Para o Brasil, foi registrada com um visual mais aventureiro, com molduras proeminentes, pneus off-road, snorkel e gancho para reboque. Assim como a Cannon, ainda precisa passar pela eletrificação para ser vendida aqui.
O terceiro modelo registrado é o exótico Wey Fuguchaojia, uma espécie de cópia chinesa elétrica do Volkswagen Fusca, com quatro portas, algumas modernidades e vários exageros, como a imensa grade cromada. Este, caso chegue (já que certamente não agradará ao gosto brasileiro), ainda deverá demorar alguns anos.
Por fim, também exótico, o crossover elétrico ORA Good Cat se inspira nos Porsche, com pitadas de Fusca (mais uma vez ele!). O motor entrega 145 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, com autonomia de mais de 400 km no ciclo WLTP.