Com investimento de R$ 10 bilhões anunciado para o Brasil, a Great Wall Motors já tem sua estreia no País estruturada em várias frentes. A antiga fábrica da Mercedes em Iracemápolis (SP) será fundamental para seus carros de volume, SUVs compactos e médios com mecânica híbrida da submarca Haval, além de uma inédita picape híbrida da GWM.
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Grandes SUVs híbridos com vocação off-road da Tank também fazem parte da estratégia, assim como veículos elétricos. Estes serão importados da China e são grandes as chances do luxuoso Great Wall Tank 500 estar entre eles. O modelo acaba de ser lançado na China e promete ser um grande rival para o Toyota Land Cruiser Prado.
Na verdade, já é tratado como “Prado chinês”. Tem carroceria montada sobre chassi, três bloqueios de diferencial, altura mínima do solo de 22,4 cm, modo que simula caixa reduzida, Os preços das seis versões disponíveis na China variam entre 335.000 e 395.000 yuans, uma variação equivalente a algo entre R$ 260.800 e R$ 307.500.
Fazendo uma conta simples, considerando um aumento de 40% sobre o valor da opção mais cara, considerando impostos e custos de importação, custaria algo como R$ 430.500. Para efeito de comparação, a Toyota SW4 GR-S com motor 2.8 turbodiesel de 204 cv custa, hoje, R$ 420.900.
Uma diferença importante é que o Tank 500 tem motor V6 3.0 a gasolina com dois turbos de geometria variável, injeção direta e indireta e circuito duplo de arrefecimento, e que funciona em ciclo miller. Ele está combinado com sistema híbrido leve de 48 volts. Esse conjunto gera 354 cv e 51 kgfm e é ligado a um câmbio automático de nove marchas desenvolvido pela própria Great Wall.
A fabricante fala em uma eficiência térmica de 38,5% e o consumo combinado em ciclo WLTP divulgado é de 9,3 km/l. Não surpreende tanto quanto a aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.
É um jipão, de fato. Tem 5,07 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,90 m de largura e 2,85 m de entre-eixos. Não à toa, há versões de 5 e 7 lugares. Enquanto a suspensão dianteira é do tipo independente duplo-A, mas a traseira conserva a tradicional estrutura de eixo rígido.
O Tank 500 aposta no capô elevado, na profusão de cromados e em linhas laterais até mais limpas para justificar seu posicionamento acima do despojado Tank 300. O interior, porém, não deixa dúvidas desse posicionamento: tem manteriais de acabamento superior, relógio analógico, material que imita madeira e até alavanca de câmbio de cristal com 66 faces.
Há quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, além de central multimídia de 14,6 polegadas. Também fazem parte da lista de equipamentos as câmeras de visão 360°, alerta de pontos cegos, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, câmera de gravação do trânsito, carregador sem fio para smartphones e tomada de 220V.