A GWM confirmou que além dos já conhecidos Haval e Ora, e dos já confirmados Tank e Poer, também venderá ao menos um integrante da linha de luxo Wey. O responsável pela estreia da nova gama será o Wey 05, um SUV híbrido (muito) maior que um Jeep Commander e com quase 500 cv para competir com modelos grandes de Audi, BMW e Mercedes-Benz.
O GWM Wey 05 (chamado de Wey Coffee 01 na China) tem porte com seus 4,87 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,69 de altura e grandes 2,91 m de entre-eixos. Já o visual é bem ao gosto europeu, com volumes arredondados e traços angulosos, faróis e lanternas full led de formato afilado, e rodas de 21 polegadas.
Isso não é por acaso, já que o modelo poderá ser produzido na Europa em um futuro bastante próximo – o que talvez aconteça na Espanha. Também não é um acaso a mudança de nomenclatura do modelo, que já é vendido por lá como Wey 05, sem o Coffee, como acontecerá no Brasil. A exemplo do mercado brasileiro, o europeu não receberia bem o Coffee, uma excentricidade que os chineses apreciam.
Por dentro, o SUV tem aura premium, com acabamento de alto nível e aparência tecnológica. São três telas: uma horizontal para o quadro de instrumentos, a central multimídia de 14,6″ e outra para os comandos do ar-condicionado, como acontece em modelos de Audi e JLR. O sistema de som tem 12 alto-falantes e, o esquema de iluminação interna, promete 256 cores diferentes.
Entre os itens há também porta-malas elétrico, câmera 360°, bancos revestidos em Alcantara, head-up display com realidade aumentada, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, bancos traseiros com aquecimento, teto solar panorâmico, assistente automático de estacionamento e sistemas de condução semiautônoma nível 3. Eles variam de acordo com as duas versões oferecidas na Europa.
O modelo é equipado com um conjunto híbrido plug-in, ou seja, com possibilidade de recarga em redes elétricas. São combinados um motor 2.0 turbo dianteiro e outros dois elétricos que, juntos, entregam até 483 cv de potência e 86,3 kgfm de torque. A tração é integral pela configuração dos motores e a GWM diz que o modelo vai de 0 a 100 km/h em 5 segundos – número digno de um esportivo. O câmbio é automático de nove marchas
A bateria tem 39,7 kWh, o suficiente para um alcance projetado de até 146 km no modo elétrico, segundo a marca. Além disso, ela pode ser recarregada a até 50 kW. Outra promessa é de que o modelo pode fazer um consumo de até 250 km/l, conforme ciclo WLTP combinado.
A data de chegada para o GWM Wey 05 ainda não foi confirmada, mas é possível que ele chegue ainda este ano ou, no mais tardar, até o primeiro semestre de 2025. Os preços também são um mistério, mas considerando que o atual Haval H6 ultrapassa os R$ 300.000, o Wey 05 pode ficar entre R$ 400.000 e R$ 500.000.