GWM vence a VW na justiça e poderá vender seu Fusca elétrico no Brasil
Volkswagen ainda pode reverter decisão, mas agora o Fusca elétrico da GWM poderá ser vendido no Brasil - se a fabricante quiser, claro
A Volkswagen tentou anular o registro dos GWM Ora Punk Cat e Ora Ballet Cat junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), feito em novembro de 2021. Desde agosto de 2022, a Volkswagen tentava anular os registros pois os carros elétricos chineses por considerá-los uma cópia do VW Fusca.
Na ação, que era um pedido de tutela de urgência decretando a nulidade das patentes, a Volkswagen alega que os GWM são “uma cópia escancarada do icônico Fusca, como se não houvesse leis em nosso País que salvaguardassem os esforços alheios e vedassem a concorrência desleal e parasitária e a associação indevida”.
De acordo com o jornal O Globo, o pedido de tutela foi concedido em fevereiro de 2023 e esteve válido até o dia 4 de março, quando a GWM conseguiu a sua revogação com um agravo de instrumento.
Em sua defesa, a GWM disse que não se pode falar em concorrência desleal, pois o Fusca deixou de ser fabricado no Brasil em 1996. Mas a inspiração no clássico Fusca não é negada: “Por óbvio que desde então os demais players trabalham em novos e aprimorados designs de automóveis, inclusive, considerando aquilo deixado de legado para o estado da técnica – e a fim de ser aproveitado e melhorado pela sociedade – pelas Autoras (VW do Brasil)”.
O argumento foi acatado pela 1a turma do Tribunal Regional Federal da 2a região. A disputa continua, pois a VW entrou com um embargo de declaração há duas semanas, mas ainda não houve um novo julgamento.
Ainda em 2021, quando o GWM Ora Punk Cat foi apresentado ainda como conceito, a Volkswagen divulgou que verificaria a existência de alguma violação de propriedade intelectual na China. Agora, a decisão favorável no Brasil poderia abrir caminho para a submarca Ora lançar os dois modelos inspirados no Fusca no Brasil. Mas eles nunca foram cogitados.
Como é o GWM Ora Ballet Cat
O Punk Cat, na verdade, era o protótipo que antecipou o lançamento do Ora Ballet Cat. Uma das diferenças entre os dois carros está justamente nos faróis, que perderam o formato redondo típico do Fusca passaram a ser ovais com a base plana.
Além disso, o Ballet Cat ganhou fama pelo título de carro mais feminino do mundo. Oficialmente, a ORA trata o Ballet Cat como “um carro elegante para mulheres” e a justificativa pra isso pode ser vista nos detalhes, como um compartimento no console central dedicado a guardar maquiagem, espelhos iluminados maiores por trás dos parassóis.
Mas algumas funções soam um tanto machistas. Por exemplo, o carro oferece o modo de condução “Lady Driving”, que configura o piloto automático adaptativo para manter uma distância maior dos carros à frente. Também tem o modo infantil, que seleciona uma temperatura confortável e ativa uma câmera traseira para monitorar crianças no banco de trás.
Mais controverso ainda é o “Warm Man Mode” (Modo homem quente, na tradução literal), que liga o sistema de aquecimento do carro para reduzir o desconforto das mulheres no período menstrual. O carro passaria a aquecer a região lombar, o que diminuiria a dor durante o período. Mas o nome da função é infeliz.
O “Fusca chinês” é maior do que qualquer Fusca já fabricado pela Volkswagen. Tem 4,40 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,63 m de altura e bons 2,75 m de entre-eixos, o que permite não apenas que tenha um bom espaço traseiro como também viabiliza as portas traseiras.
O motor elétrico é dianteiro e tem 173 cv, o que limita a velocidade máxima a 155 km/h. Há duas baterias disponíveis: a de 50 kWh tem autonomia de 401 km no ciclo chinês (CLTC), enquanto a de 60,5 kWh aumentaria o alcance a 500 km.