HiPhi A tem três motores e 1305 cv para ser o carro mais rápido do mundo
Hiperesportivo elétrico tem tempo de 0 a 100 km/h de 1,9 s e promete ser o novo rival a altura do Tesla Model S Plaid no quesito velocidade
A Human Horizons pode ser definida como a fabricante chinesa anti-Tesla. Se não bastasse o seu HiPhi X, um SUV que é uma resposta direta — inclusive no nome — ao Tesla Model X, agora a empresa está lançando uma nova “pedra no sapato” de Elon Musk, mas que busca enfrnetar o carro mais rápido do mundo: o Tesla Model S Plaid.
O HiPhi A é a evolução daquilo que a Human Horizon tem de mais potente. Ele junta a estética do seu sedan HiPhi Z com mais tecnologia e alguns detalhes para deixá-lo ainda mais veloz e esportivo. E não que o Z seja lento, afinal, estamos falando de um carro com dois motores elétricos, 609 cv e 0 a 100 km/h de 3,8 s, segundo a fabricante. Mas o novo modelo promete ser ainda melhor.
Do HiPhi Z, o modelo pega basicamente todo visual. Na dianteira temos um conjunto óptico vertical com LEDs finos e uma barra de luz que atravessa todo o capô. A diferença está no para-choque, mais agressivo e com entradas de ar maiores no HiPhi A. Tudo pintado em preto ou cinza para combinar com a tonalidade da fibra de carbono forjada usada na carroceria.
Na traseira, mais uma vez, as luzes são exatamente iguais no centro do porta-malas e no topo do para-brisa. Mas o que chama atenção é a adição de um grande spoiler e novos para-choques mais esportivos.
Por dentro, predomina o minimalismo, com poucos comandos no console central e volante. As luzes nos painéis das portas ajudam a trazer um ar mais futurista, assim como o design da carroceria. Há três telas na cabine: uma maior para central multimídia ao centro e duas menores nas extremidades, que servem para reproduzir a imagem dos retrovisores — que foram substituídos por câmeras para melhorar a aerodinâmica.
Mas nada disso se compara à alteração mecânica. O HiPhi A ganhou mais um motor, totalizando três. Dois deles no eixo dianteiro e um traseiro, para gerar um total de 1305 cv. Todo o sistema é alimentado por um conjunto de baterias que em seu pico podem gerar até 1,5 MW e é protegido por placas de fibra de carbono.
Isso significa que ele também é mais rápido, com um 0 a 100 km/h declarado de 1,99 s, se aproximando do Model S Plaid, que concluiu a prova em um tempo semelhante.
A diferença entre eles pode estar na velocidade máxima. O Human Horizon declara que o seu carro pode passar dos 290 km/h, enquanto o Tesla chega até os 320 km/h comprovadamente.
O esportivo elétrico também traz novas tecnologias para melhorar sua dirigibilidade. Ele tem direção ativa nas rodas traseiras e uma suspensão continuamente variável. Junto disso, ele traz uma relação de peso 50:50 entre os eixos e capacidades de vetorização de torque, que também colaboram para melhorar suas capacidades de curva e frenagem em até 10% e 15%, respectivamente.
O HiPhi A é fruto de uma colaboração entre a Human Horizons e a WESAIL New Energy Automotive e será apresentado oficialmente durante o Salão de Guangzhou, na China. Estará disponível em versão limitada e deve chegar aos primeiros cliente só em 2025. Informações mais concretas sobre seus equipamentos, capacidades e preço deverão surgir só daqui um tempo.