O Honda Civic Type R que acaba de ser lançado no Brasil por R$ 429.990 é o último apenas com motor a combustão. Mas não será o último Type R da história. A marca japonesa pretende manter a versão mesmo em um futuro elétrico.
Em entrevista, o consultor técnico da Honda, Ko Yamamoto, afirmou que a chave para que o Type R sobreviva à transição para um futuro elétrico é manter sua essência.
“O Type R maximiza o prazer de dirigir e operar. Se esse prazer puder ser transportado com um carro elétrico, então esse carro poderia ser chamado de Type R”, declarou. Porém, reforçou que o desempenho absoluto não é o único critério para manter o legado do Type R na era dos EVs; o fator crucial é a sensação de prazer ao dirigir.
A Honda não pretende tornar todos os futuros Type R elétricos. A montadora mantém seu interesse no uso de gasolina sintética, os e-fuels. “Ainda há esperança de sobrevivência do motor de combustão por um certo tempo”, afirma Yamamoto. Portanto, é possível que algumas versões do Type R permaneçam equipadas com motores a combustão ou tornem-se híbridos.
A Honda também está explorando opções para seus futuros modelos elétricos do Type R. Em 2022, o diretor administrativo da empresa, Shinji Aoyama, revelou que a Honda tem planos de utilizar baterias de estado sólido nesses veículos. As baterias de estado sólido tendem a ser mais leves e menos propensas a superaquecer, o que simplifica os sistemas de resfriamento dos veículos elétricos e contribui para um melhor desempenho.
Por conta da tecnologia de estado sólido ainda estar em desenvolvimento e não ser viável comercialmente no momento, há otimismo de que ela se torne uma realidade em um futuro próximo. Portanto todos podem esperar que pelo menos mais um modelo movido a combustão seja lançado antes que a eletrificação total chegue.