A Honda é japonesa, mas pensou como uma fabricante chinesa ao criar uma nova submarca de carros elétricos voltada para o mercado local. Chama-se Ye e terá seus dois primeiros modelos lançados ainda em 2024: os SUVs Ye P7 e Ye S7.
E ainda tem o Ye GT Concept, que antecipa um sedã elétrico que será lançado no final de 2025 e há mais três modelos da Ye previstos para serem lançados até 2027. A estratégia de criar uma submarca com identidade completamente diferente dos outros Honda é comum na China e o objetivo é disputar mercado com a BYD.
O mercado chinês é tão peculiar que a Honda precisou se render ao gosto local. Ye significa “brilho”, e cada carro desta submarca será baseado em uma nova plataforma desenvolvida na China.
Estes modelos serão fabricados pelas joint ventures Dongfeng Honda e Guangqi Honda. É por isso que os dois SUVs são praticamente o mesmo carro mas com propostas distintas que implicam em diferenças visuais. O azul é o P7, tratado como mais sofisticado, enquanto o amarelo é o S7, mais emocional. Cada um será fabricado por uma joint-venture.
Ambos de diferenciam por terem dianteiras e traseiras distintos, com seus próprios conjuntos de faróis e lanternas. O Ye P7 incorpora uma aparecia mais de Honda, enquanto o Ye S7 nos traz vibrações de um Cadillac, especialmente na parte de trás.
Mas a estrutura dos carros é a mesma, com colunas pretas, maçanetas retráteis, câmeras que substituem os retrovisores (como no Audi e-Tron), arcos de roda com linhas retas e exatamente as mesmas rodas.
Há também uma particularidade em todos os modelos da linha “Ye” no símbolo da Honda. A moldura do emblema foi retirada e a letra “H” tem novo formato, que identifica a nova geração de carros elétricos da Honda.
As cabines podem ter diferenças importantes entre si, mas não foram divulgadas pela Honda. A marca apenas prometeu que serão espaçosas. Os modelos também serão equipados com assistentes de Inteligência Artificial e com controle da iluminação ambiente em LED e dos painéis das portas.
As motorizações dos modelos também não foram confirmadas ainda pela montadora, mas sabe-se que a plataforma prevê o uso de um motor traseiro ou de um motor por eixo, o que garantiria a tração integral.
O Honda Ye Gt Concept é o mais diferente. Sua linguagem visual conversa com os SUVs, mesmo com sua carroceria mais elegante e baixa. Este esportivo tem porte parecido com o de um Honda Civic, tem linhas esguias e com poucos vincos e tenta, de alguma forma, reiterpretar as linhas dos cupês de quatro portas.
É outro carro com o interior mantido em sigilo, mas prometeram um painel voltado para o motorista e uma tela grande para o carona, que dê a sensação de “sala de cinema”. A motorização do esportivo também não foi revelada.Os Hondas Ye P7, S7 e GT Concept serão apresentados ao público no Salão de Pequim, que acontece na próxima semana.