A Honda acaba de revelar a versão de produção do N-Van e:, uma van comercial compacta e elétrica. A ideia é manter a praticidade da versão a combustão, mas com todos os benefícios de um veículo elétrico.
O Honda N-Van mantém o visual do modelo padrão, mas com a grade frontal redesenhada para abrigar a tomada de carregamento e seu00 para-choque com tomada de ar menor é feito em plástico reciclado.
Por dentro, herda os controles eletrônicos de ar-condicionado do N-Box. A novidade é a inclusão do sistema Honda Connect, que permite o acesso remoto a funcionalidades selecionadas, bem como o conjunto Honda Sensing ADAS e airbags de cortina laterais.
Um dos pontos positivos da conversão é que a capacidade de carga do carro não foi comprometida. Isso se deve à bateria de alta capacidade montada sob o piso e ao conjunto elétrico de tamanho reduzido. Há, também, uma versão com menos lugares para quem prioriza espaço.
A Honda não divulgou as especificações da potência do motor elétrico, mas disse que terá uma forte aceleração, mesmo com carga pesada. O que fizeram questão de reforçar foi a autonomia de 210 km no ciclo WLTC, alcance 10 km maior do que a estimativa original do ano passado.
A carga completa levará cerca de 5 horas em uma tomada de 6 kW. Além disso, por conta do conector de fonte de alimentação (AC) Honda, a bateria pode alimentar aparelhos elétricos com potência de até 1.500W.
A Honda apresentará oficialmente o N-Van elétrico no Salão de Tóquio, que acontece no final de outubro. Espera-se que o preço seja anunciado próximo ao lançamento no mercado, previsto para meados de 2024.
No ano passado, a Honda mencionou um preço inicial alvo de 1 milhão de yenes, o equivalente a R$ 33.797, com a intenção de competir com modelos da Mitsubishi e da Nissan.